Arrecadação não para de crescer

Publicado em 16/08/2014

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A arrecadação de tributos desde o dia 1º de janeiro queima etapas: e chegou esta semana, à marca de R$ 1 trilhão. Esse é o montante de impostos recolhidos pela União, pelos Estados e municípios neste ano, que será mostrado no Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Neste ano, a cifra entra nos cofres públicos com 15 dias de antecedência na comparação com 2013. Para Rogério Amato, presidente da ACSP, da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e presidente-interino da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), esse descompasso surpreende, pois o governo tem promovido nos últimos anos desonerações de impostos para alguns setores, sem contar as recentes quedas do nível de atividade econômica. “A arrecadação cresce mais do que a economia brasileira. O contribuinte paga muito e não há um retorno compatível, pois os serviços públicos deixam a desejar”, afirma. Para o dirigente, a marca de R$ 1 trilhão de impostos e contribuições arrecadados tem um significado especial por se tratar de um ano eleitoral. Além de um sinal de alerta para que os brasileiros fiquem mais de olho no imposto, é um convite ao debate sobre o tema. “O Brasil não suporta mais carregar esse peso tributário. Precisamos lembrar disso todos os dias, todo mês, mas em época de eleição isso deve ser ainda mais debatido. Precisamos exigir impostos mais justos e melhor aplicados. Essa é uma das grandes causas de nossa entidade”, disse Amato. Com o objetivo de chamar a atenção dos consumidores, no dia da virada do painel eletrônico, o caminhão do Impostômetro estará estacionado no centro da cidade, próximo ao painel, e depois passará por seis cidades do interior paulista a partir de amanhã, numa iniciativa da ACSP e Facesp. São elas: Sorocaba, Campinas, Mogi das Cruzes, São Carlos, Santos e São José dos Campos. Nessas localidades, o veículo ficará estacionado em pontos estratégicos e de grande circulação. No caminhão haverá uma réplica do Impostômetro para mostrar o valor total de impostos pagos pelos brasileiros, além do montante recolhido pelos moradores de cada cidade. Fonte: Diário do Comercio

Sobre o autor

Alberto Spoljarick Neto

Alberto Spoljarick Neto é o gerente de marketing e eventos da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu. Formado em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas pela ESAMC, ele continua se aperfeiçoando em tendências de consumo de mercado e as aplicando para os empreendedores de nossa cidade.