Confiança do consumidor cai 5,3% em setembro, diz FGV

Publicado em 28/09/2015

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O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) recuou 5,3% em setembro de 2015, informou o Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV). O ICC indica o planejamento do consumidor em relação a gastos e poupança futuras, constituindo indicadores relevantes na antecipação dos rumos da economia. Segundo a coordenadora da Sondagem do Consumidor da FGV, Viviane Seda Bittencourt, a queda do ICC em setembro decorre da piora de expectativas ao longo dos últimos 12 meses: enfraquecimento da atividade econômica, com reflexo crescente no mercado de trabalho, aceleração da inflação e aumento da incerteza. Viviane acrescentou que, para mudar esse cenário "será necessária uma sucessão de boas notícias no front econômico e da atenuação das tensões no ambiente político”. De acordo com a sondagem, em setembro, o Índice da Situação Atual recuou 6%. A compra de bens duráveis foi o fator que mais contribuiu para a Índice de Expectativas (IE), que teve queda de 5,4%. A sondagem feita pela FGV abrangeu 2363 domicílios, no período de 1 a 21 de setembro. Diário do Comércio

Sobre o autor

Alberto Spoljarick Neto

Alberto Spoljarick Neto é o gerente de marketing e eventos da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu. Formado em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas pela ESAMC, ele continua se aperfeiçoando em tendências de consumo de mercado e as aplicando para os empreendedores de nossa cidade.