Fecomercio: confiança de empresário do varejo cai de novo

Publicado em 08/09/2014

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) de São Paulo recuou 0,03% em agosto na comparação com julho e 10,8% ante agosto de 2013, segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Em uma escala de zero (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total), o indicador bateu 98,3 pontos, menor patamar desde o início da série, em março de 2011. Foi a sétima queda consecutiva do índice. Empresas com até 50 funcionários foram as responsáveis pela diminuição da confiança do empresário paulista entre julho e agosto deste ano, com recuo de 0,4%. No sentido contrário, as companhias com mais de 50 empregados tiveram aumento de 3,8%. Segundo a FecomercioSP, esse diferencial de percepções entre grandes e pequenas se deve a ajustes nos estoques, projeções, quadro de funcionários e até da folha de pagamentos que, em geral, são feitos mais rapidamente pelas empresas maiores. A assessoria econômica da Federação avalia que a queda na confiança do empresário paulista é resultado da elevação dos juros e da inflação ainda persistente, que inibem a intenção de compra do consumidor e a expectativa de comerciantes. "A sétima queda consecutiva do indicador deixa em evidência a cautela dos empresários", dizem os economistas da FecomercioSP em nota. A instituição afirma que a tendência é de que, nos próximos meses, o quadro negativo se mantenha para empresas de menor porte. Indicadores Os três indicadores que compõem a confiança do empresário tiveram desempenhos opostos entre julho e agosto. Segundo a FecomercioSP, o Índice das Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC) foi a 67,2 pontos, com queda de 8,9%. O Índice de Investimento do Empresário do Comércio (IIEC), por sua vez, recuou 0,3%, ao passar para os 95,8 pontos. Já o Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (IEEC) mostrou recuperação de 4,7%, alcançando 131,8 pontos.

Próxima publicação »
Supermercados olham para pequenos