Impostômetro chega a R$ 1,3 trilhão

Publicado em 20/10/2014

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Às 12h15 do último sábado, e doze dias antes de 2013, o Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) marcou R$ 1,3 trilhão. O valor equivale aos impostos, taxas e contribuições pagos pelos consumidores brasileiros desde o primeiro dia de 2014. Segundo Rogério Amato, presidente da ACSP, da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo) e presidente-interino da CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil), apesar do baixo crescimento da economia, a arrecadação tributária continua se sustentando, embora num ritmo mais lento do que nos anos anteriores. "O grande problema é que as despesas caminham num ritmo mais rápido e os resultados das contas públicas têm sido decepcionantes”, avalia. O Impostômetro foi criado em 2005 para conscientizar o cidadão sobre a alta carga tributária e incentivá-lo a exigir dos governos serviços públicos de qualidade. O painel está localizado no prédio da ACSP, na Rua Boa Vista (centro da capital paulista). Seguindo este exemplo, outras cidades brasileiras instalaram o aparelho – como Guarulhos, Florianópolis, Manaus, entre outras. Pelo site www.impostometro.com.br é possível fazer diversas consultas, como descobrir quais os serviços públicos que podem ser realizados com o total arrecadado, por período e por municípios. O Impostômetro é uma conquista do Movimento das Associações Comerciais, que acompanha a questão tributária por meio de iniciativas e campanhas. Outra vitória é a Lei De Olho no Imposto (Lei 12.741/2012), que exige a discriminação dos impostos nas notas fiscais. Diário do Comércio

Sobre o autor

Alberto Spoljarick Neto

Alberto Spoljarick Neto é o gerente de marketing e eventos da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu. Formado em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas pela ESAMC, ele continua se aperfeiçoando em tendências de consumo de mercado e as aplicando para os empreendedores de nossa cidade.