Mulher: a força do empreendedorismo

Publicado em 01/09/2014

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É muita mulher junta, – mas o melhor, todas empreendedoras atuantes, algumas pioneiras em sua área de atuação, e outras até mesmo construtoras de verdadeiros impérios em seus ramos de negócio, reunidas para trocar experiências, fazer networking e se unir em torno de bandeiras que facilitem o seu dia a dia por meio do associativismo. Esse foi o tom do “1º Congresso Estadual da Mulher Empresária”, realizado pelo Conselho da Mulher Empreendedora (CME) da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo e organizado pelo Conselho da Mulher da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), que reuniu mais de 500 representantes do sexo feminino na última sexta-feira, na capital paulista. Rogério Amato, presidente da ACSP, da Facesp e presidente-interino da Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB), e a Dra. Marília de Castro, coordenadora institucional da ACSP e responsável pela coordenação geral do congresso, deram as boas vindas às participantes do evento que trouxe nomes de peso. Como exemplos, as empresárias Luiza Trajano, presidente do Magazine Luiza, Sonia Hess, presidente da Dudalina, e Chieko Aoki, fundadora e presidente da rede Blue Tree Hotels, além do ministro Guilherme Afif Domingos, da Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa, e da atriz Nicette Bruno, também conhecida por sua atuação empreendedora no meio teatral. “As associações comerciais têm uma característica mais masculina – uma falha que temos que reparar, e uma constatação horrorosa de que demoramos para ter uma porta aberta à mulher empreendedora. Esse primeiro Conselho tem o condão de levantar a importância do empreendedorismo feminino, e de trazê-las para o nosso grande esforço de manter viva a experiência do associativismo e da livre iniciativa”, afirmou Amato. Por sua vez, Marília lembrou que o objetivo é criar condições para a participação da mulher empresária e fortalecer o seu protagonismo. “O associativismo precisa evoluir além do seu quintal, para ter uma visão macro e pensar grande. E essa reunião facilita esse pensar para chegar aos nossos objetivos.” Outras duas mulheres importantes envolvidas na organização do Congresso, Fádua Sleiman, coordenadora do Conselho da Mulher Empreendedora da Facesp, e Dra. Marly Baruffaldi, coordenadora do Conselho da Mulher da ACSP, citaram números de pesquisas para mostrar a relevância desse protagonismo. “Em ocasiões em que as mulheres se reúnem – em associações comerciais, por exemplo – estimulam em 10% o crescimento de associados. E com esse evento, nossa proposta é provocar, estimular as mulheres das associações comerciais a se agruparem para desenvolver e fomentar novos negócios”, disse Fádua. Marly lembrou que, em uma cidade como São Paulo, mais de 50% dos novos micro e pequenos negócios são abertos e administrados por “elas”. “As mulheres têm muitos predicados, mas um único defeito: a humildade de não reconhecer o quanto são capazes. E os conselhos têm como objetivo congregar essas mulheres, capacitando-as para encontrar caminhos que as tornem economicamente independentes”, ressaltou. TALK SHOW Pensar rico não paga!”. A frase, dita em tom bem humorado, é de Luiza Trajano, que abriu o evento contando sua história de vida e a trajetória frente ao Magazine. A simples e simpática Luiza convocou as presentes a “pararem de falar mal do Brasil” para protagonizarem uma era de gestão feminina nos negócios, onde intuição, soma de QIs, descentralização de poder e a espiritualidade são os grandes trunfos. Também lembrou da importância da inovação e de focar no atendimento ao cliente para ter sucesso. “O cliente paga até a mensalidade da ACSP! Então, não dê desculpa, resolva. É mais barato atender bem”, deu a dica a empresária. Depois, em uma espécie de talk-show descontraído apresentado pela jornalista Silvia Poppovic, Luiza trocou experiências com suas “amigas” Sonia Hess, da Dudalina, e Chieko Aoki da rede Blue Tree. Sonia disse que compartilhar e ouvir, além de cuidar das pessoas na empresa, são alguns segredos do sucesso. “Mas no varejo, é um só: encantar o cliente”, disse, aproveitando a deixa, entre risos, para oferecer 20% de desconto às participantes do Congresso nas lojas da marca. Já Chieko, contou que as diferenças entre homens e mulheres no Japão, que parecem discriminatórias, servem para preparar as mulheres para “qualquer coisa” – como ter que se dividir entre os cuidados com o marido doente e a gestão da rede de hotéis. “Por trás da imagem, a mulher tem que ter força. Por isso, a importância de ouvir mais do que conversar, treinar humildade e aprofundar os motivos de cada um para o negócio dar certo.” Fonte: DIário do Comércio

Sobre o autor

Alberto Spoljarick Neto

Alberto Spoljarick Neto é o gerente de marketing e eventos da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu. Formado em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas pela ESAMC, ele continua se aperfeiçoando em tendências de consumo de mercado e as aplicando para os empreendedores de nossa cidade.