Se escândalo não atrapalhar, o próximo Natal será melhor que o de 2013

Publicado em 21/11/2014

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“Se a onda negativa [gerada pelo escândalo de corrupção na Petrobras] não atrapalhar, acredito que este Natal poderá ser até melhor do que o de 2013”, afirma Luiza Helena Trajano, presidente de uma das maiores redes de varejo do país, o Magazine Luiza, que opera 740 lojas em 16 Estados e faturou R$ 7 bilhões nos primeiros nove meses deste ano. Hoje bem mais esbelta, graças à reeducação alimentar, como conta, Luiza Helena disse ao Diário do Comércio que o consumidor se entusiasmou com a compra de televisores em 2014, por conta da Copa do Mundo: “O ano que vem já deve ser a vez das geladeiras, dos fogões, das lavadoras de roupas e dos móveis”. Para os comerciantes que estão mais pessimistas, enfrentando retração de vendas, e desanimados com a retração do consumo, recomenda: “O lojista tem de inovar, tentar entender do que o consumidor precisa, ter atendimento diferenciado, trabalhar fora do caixa, trocar o pessimismo por ação, atitude”, afirma a empresária, também vice-presidente do IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo), que reúne 50 redes do país. Veja os principais trechos da entrevista com Luiza Helena, que amanhã [quarta-feira] participa de debate sobre empreendedorismo no 15º Congresso da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), em Águas de Lindóia (SP) até quinta-feira. NATAL Não sei o que vão virar todas estas denúncias [que envolvem a Petrobras], pois é a primeira vez que estamos convivendo com isso seriamente. Mas, no caso do Magazine, posso afirmar que, de janeiro a setembro, a receita líquida subiu 24,8% para R$ 7 bilhões; a receita bruta do e-commerce cresceu 39,7% e alcançou R$ 1,3 bilhão e o lucro líquido somou R$ 89,3 milhões, superando o desempenho do ano passado. Eu acredito que o consumo neste ano estava represado e que este Natal poderá ser até melhor do que o do ano passado. Vamos ver como serão as vendas da Black Friday. Se forem boas, o Natal também será bom. INTERNET Nós acreditamos em multicanais de vendas. Estatísticas mostram que 57% das pessoas que compram pela internet também frequentam a loja física. Tanto é que a Amazon está fazendo uma experiência com loja física nos Estados Unidos. Temos de estar presentes onde o consumidor quiser. O varejista deve estar preparado para atender o consumidor em loja física, internet e desenvolver aplicativo para celular. E isto não se faz da noite para o dia. É preciso preparar a cabeça, o assunto não é só o técnico. Se a loja é pequena, ela pode estar hospedada em outros sites. DICAS Para este momento de falta de mercado, o lojista precisa inovar. Não adianta apostar no que o consumidor não quer comprar, tem que focar, prestar atendimento diferenciado, trabalhar fora da caixa, manter uma equipe alinhada e trocar o pessimismo por ação, por atitude. Nós reunimos 1.300 líderes e demos desafios para os meses de novembro e dezembro gratificando com viagens para Paris, carros, desde que o funcionário faça mais do que precisa ser feito. Como motivá-los? Com desafios e levando o grupo a acreditar que é capaz de mudar, de fazer. Não dou a receita, cada lojista deve estudar o que motiva sua equipe dele. Além disso, precisa estar motivado porque, se ele próprio não acreditar, de nada adianta. Diário do Comércio

Sobre o autor

Alberto Spoljarick Neto

Alberto Spoljarick Neto é o gerente de marketing e eventos da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu. Formado em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas pela ESAMC, ele continua se aperfeiçoando em tendências de consumo de mercado e as aplicando para os empreendedores de nossa cidade.


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