imagem_padrao

ACIMG torna-se parceira do COE na comunicação sobre o novo coronavírus

O Ministério da Saúde divulgou hoje (18) pela manhã, os dados sobre a proliferação do novo coronavírus (Covid-19). De acordo com a pasta há 291 casos confirmados. O estado de São Paulo continua com o maior número de infectados no país, por enquanto são 164 e 5.047 casos suspeitos. Mogi Guaçu continua com dois casos a serem confirmados. O Ministério da Saúde criou o aplicativo Coronavirus SUS para tirar todas as dúvidas da população e manter informações atualizadas sobre o vírus. O aplicativo está disponível tanto para Android quanto para IOS.

Durante a coletiva de imprensa online, o ministro da Saúde Luiz Henrique Mandeta disse que o país vai enfrentar três meses de crescimento e proliferação do vírus (abril, maio e junho) e que depois deste período a situação começará a se normalizar se a população estiver com a imunidade fortalecida.
A Prefeitura de Mogi Guaçu criou o grupo de trabalho COE (Centro de Operação de Emergências em Saúde Pública), quem está à frente dele é, naturalmente, a Secretaria de Saúde, que está deslocando profissionais da saúde com diversas especialidades para trabalharem contra a proliferação do vírus na cidade.
Para que este trabalho obtenha êxito, o COE está buscando parcerias com atores locais, como a ACIMG (Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu), que hoje pela manhã participou de uma reunião com representantes do Comitê. A Associação responsabilizou-se por informar o comércio, o setor de serviços, agricultura e indústria sobre os procedimentos a serem tomados frente a pandemia.

“Isolamento social é básico, é fundamental para conter a propagação do vírus. Os idosos são , hoje, o grupo mais vulnerável. Quanto menor o contato, maior a chance de eles se manterem ilesos”, comenta a médica sanitarista, Sandra Fernandes Maciel.

Medidas para evitar contágio pelo Covid-19
Os idosos são um grupo muito vulnerável, portanto, quanto menos expostos eles ficarem maior a probabilidade de não se contaminarem. Por isso, é importante que eles não saiam de casa.

Comércio
O comitê indicou algumas medidas a serem tomadas para evitar aglomeração de pessoas, evitando assim o sucesso da proliferação do vírus.
O horário de funcionamento do comércio de rua pode ser mantido normalmente. Já o horário de atendimento no shopping Buriti e nos Boulevares será das 12h às 20h.
Nos dois casos a equipe da saúde orientou para que haja revezamento de funcionários para evitar aglomeração de pessoas em ambientes fechados. Pois assim, mantém-se o movimento do comércio, porém, com uma margem maior de segurança.
A Associação orienta para que se diminua o contato e aglomeração de pessoas. Para isso indica realização de atendimento on-line e entrega de produtos para os clientes, evitando assim deslocamentos. Isto vale tanto para vestuários quanto para gêneros alimentícios.
“O comércio não fechará até segunda ordem, porém devemos fazer revezamento de funcionários, trabalhando com quadro reduzido evitando aglomerações. Haverá impacto financeiro mas faremos o que é certo e continuaremos trabalhando só que remotamente e vamos intensificar a divulgação de nossos produtos e realizaremos atendimento em redes sociais e atendimento on-line.

A presidente ainda indica que os empresários tentem renegociar com seus fornecedores o não faturamento de mercadorias já encomendadas, para que se diminua o déficit no caixa para os meses que estão por vir.

Seguem abaixo algumas orientações pertinentes sobre o Covid-19:

Grupo de risco
Pessoas acima de 70 anos;
Portadores de doenças crônicas;
Portadores de pressão alta descontrolada;
Portadores de diabetes descompensada;
Pessoas com insuficiência cardíaca renal;
Portadores de doenças que comprometem o sistema imunológico;
Fumantes.

Sintomas
Os sintomas são semelhantes ao de gripe comum. No entanto, ao perceber sintomas de febre, tosse e falta de ar, combinados, é necessário procurar atendimento médico. Em casos graves, os portadores da doença podem desenvolver pneumonia, insuficiência renal.

Contaminação
Gotículas de saliva por meio de espirro e tosse, além de superfícies contaminadas e proximidade com pessoas doentes.

Diagnóstico
O diagnóstico é feito por meio de um teste de laboratório chamado PCR, que identifica o vírus baseado em sua impressão digital genética.

Tratamento
Ainda não existe tratamento ou vacina para o Covid-19.

Como se prevenir
Cobrir boca e nariz ou utilizar o cotovelo flexionado ao tossir ou espirrar;
Evitar contato com pessoas doentes;
Utilizar máscara cirúrgica para evitar contágio;
Lavar as mãos regularmente e da forma correta;
Utilizar álcool em gel;

Evitar contato com animais silvestres;
Cozinhar produtos de origem animal que será utilizado para consumo;
Alimentação saudável;
Evitar aglomerações e locais fechados.

Tags: No tags
0

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *