compras online-01

Compras online durante a quarentena: cuidados a tomar

As vendas em plataformas digitais cresceram muito por conta da quarentena. Do supermercado, passando pela farmácia, lojas de departamentos, restaurantes, livros (sim, cresceram as vendas de livros no período), etc., todos os setores vêm experimentando aumento nas vendas.

Para quem está fazendo isso pela primeira vez agora e para aqueles que já são frequentadores das páginas virtuais de vendas nunca é demais dizer que é preciso cuidados na hora de fechar o carrinho e de incluir os dados pessoais e de pagamentos.

A Boa Vista dá todas as dicas, que são bem simples. Confira!

Escolha da loja online

Antes de realizar a compra e informar os seus dados e o do cartão de crédito, procure saber a credibilidade do site para evitar cair em golpes e fraudes.

Olhe se na página (geralmente no final, lá embaixo) há o número do CNPJ da empresa, o endereço físico, o telefone e se o endereço virtual começa com “https”.

Não deixe de verificar a reputação do site em buscadores. Com uma pesquisa rápida na internet é possível observar o que as pessoas estão comentando, se já foram vítimas de algum golpe, se o site é seguro e de confiança, etc.

Procure saber também qual é o comportamento da empresa quanto à entrega e a solução de problemas pelos comentários de outros consumidores. Você pode obter informações ao ler o que dizem outros consumidores sobre a empresa na própria loja online, olhar o Ranking de Reclamações Fundamentadas dos Procons e até mesmo o site www.consumidor.gov.br, administrado pela Secretaria Nacional do Consumidor, órgão ligado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

E não deixar de consultar a lista “Evite Estes Sites”, dos Procons, que relaciona as lojas virtuais que estão dando problemas aos consumidores.

Compra por aplicativos

Muitas marcas criaram aplicativos para celular e, para chamar a atenção dos consumidores, oferecem por meio deles condições especiais para compra, com descontos, promoções e outros atrativos. Se você for baixar um aplicativo, nunca o faça por meio de links recebidos em serviços de mensagens. Entre na loja de aplicativos do seu celular e baixe por este caminho. Isso porque muitos golpistas criam apps fakes, parecidos com os reais, para aplicar golpes.

Cuidado com as senhas

Ao se cadastrar em sites ou aplicativos de vendas crie uma senha de login forte, utilizando letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais. Evite repetições sequenciais e datas facilmente descobertas, como aniversários. Nunca deixe sua senha salva na plataforma de venda, tampouco o número do seu cartão.

Uso do cartão no pagamento

Riscos com o uso do cartão de crédito podem ser evitados com o cartão virtual. Ele é atrelado ao seu cartão físico e você pode solicitá-lo por meio do aplicativo de seu banco.

Tem uma numeração temporária de identificação e de código de segurança e sua utilização é única e por um tempo determinado, o que aumenta sua segurança contra golpes em ambientes online. Após expirar o prazo ou você fazer a compra, ele não poderá ser usado novamente, nem mesmo por você.

Só compre o necessário

Tempo de sobra e o isolamento social podem levar a um desejo sem freio pelas compras, mesmo sem necessidade. Comprar pode se tornar uma forma de aliviar a tensão e a ansiedade durante o confinamento social, mas pode comprometer seu orçamento se for feito sem planejamento e por impulso.

É preciso ficar atento ao volume de compras e ao aumento de despesas. Até porque estamos vivendo um período de crise econômica, instabilidades e desemprego. Assim, o recomendado é que as compras se restrinjam aos produtos essencialmente necessários para que se possa guardar recursos para o que pode vir à frente.

Neste sentido, é fundamental ter bem claro quais são as suas condições econômicas, e isso só é possível administrando bem o orçamento doméstico.

Para mais informações e dicas de Educação Financeira e Orçamento Doméstico siga a Boa Vista no Facebook e acesse o site consumidorpositivo.com.br

Via: Boa Vista SCPC, Consulmidor Positivo

Comentários estão fechados.