5cb888afee0f2

Cordelista Fátima Fílon expõe no Espaço Cultural

O Espaço Cultural da ACIMG (Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu) recebe até o dia 30, exposição de Literatura de Cordel da artista e professora de letras e literatura, Fátima Fílon.

Os trabalhos expostos foram produzidos ao longo dos anos, alguns são encomendas de escolas outros de hospitais e clínicas.
Os versos de cordel tomam forma por meio de temas variados como: cotidiano, folclore, história e religião.
Uma das histórias da literatura que se tornou uma criação da artista é Dom Quixote de La Mancha, uma sátira às novelas de cavalaria, onde o cavaleiro errante que, junto com seu companheiro Sancho Pança, luta contra os moinhos de vento.
“Eu não posso brincar com a história, tenho que contar como ela aconteceu, o que fiz com o Dom Quixote foi um resumo lírico da incrível obra de Miguel de Cervantes”, comenta Fátima.
Outras obras expostas são: Moranguinho, a missão, Folclore, Artes Melina Fotografia, Um Cordel para Ana Lua, Livros… onde tudo começou, Empresários da ACIMG. Este último foi criado especialmente para a Associação, com o objetivo de homenagear tanto a história da Associação quanto seus associados.

Sobre a Literatura de Cordel
Cordel é uma tradição cultural brasileira, um gênero literário que nasceu nas regiões Norte e Nordeste do país e se espalhou por todo o território devido à migração da população. Em setembro do ano passado tornou-se Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro.
O nome Cordel vem da forma como era comercializado, pois os folhetos (livretos com poucas páginas) contavam histórias em verso e ficavam expostos em uma corda. Um dos nomes da literatura brasileira que se inspirou neste gênero foi João Cabral de Melo Neto.

Serviço:
O que: Exposição de Cordel da artista Fátima Fílon
Local: Espaço Cultural da Associação Comercial
Data: até 30 de abril
Horário: de segunda-feira a quinta-feira das 09h às 17h30 e sexta-feira das 09h às 16h30.

Tags: No tags
0

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *