5e6b7bac1e82c

O Dia Internacional da Mulher foi comemorado ontem (10), na ACIMG (Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu), que promoveu a mesa redonda ‘Histórias de Mulheres Empreendedoras’ com a presença de cinco empresárias que contaram sua trajetória para o público, exclusivamente feminino, presente.

As empreendedoras que compartilharam suas histórias foram: Valquíria Felomeno, loja infantil Lala Lipe; Cândida Alvarenga Oliveira, Lisbella Boutique; Maria Amélia Oliveira Caveanha, colégio Seletivo; e a presidente da Associação, Sonia Zanuto com a filha, Soraia Zanuto, do grupo Sonia. O evento foi conduzido pela consultora do Sebrae-SP, Luciani Matielo.

Histórias de Mulheres Empreendedoras

Valquíria e a família deixaram o Brasil na década de 90 para viver em Londres, na Inglaterra. Aqui deixou um emprego estável e levou na bagagem a experiência de uma bancária e lojista para enfrentar os desafios de uma imigrante, tanto em relação à língua quanto em relação ao emprego ou escola. Voltando ao Brasil ela e o esposo, Sineval Felomeno, decidiram tornar-se empresários, do segmento infantil e nele tornaram-se referência local. “A vida me ensinou que não devemos desistir quando os obstáculos aparecem, devemos seguir em frente, aprender com eles e nos preparar para os próximos”.
Cândida Alvarenga sempre trabalhou com o público. Desde vender comida no comércio, possuir lojas e advogar. A empresária multitarefa nunca teve medo de encarar os desafios e também de recomeçar. Até que se firmou com a loja do segmento de vestuário, Lisbella. “O que não deixo de fazer é me atualizar, estudar, me aprimorar. Meu caminho foi muito sofrido, fiquei várias noites sem dormir, agradeço a tudo isso que me proporcionou hoje estar aqui”.
Maria Amélia Franco de Oliveira Caveanha escolheu a área de educação, tornou-se professora, atuou na área durante muito tempo, até tornar-se proprietária do colégio Seletivo e posteriormente, adquirir um núcleo de ensino a distância. “Sempre fui desassossegada, não sinto cansaço, o desafio é reconfortante, nos mantém vivos”.
Sonia Isabel Carinhato Zanuto é presidente da ACIMG e está à frente do grupo Sonia. A empresária contou que decidiu empreender em Mogi Guaçu após mudar-se de Jaú para cá. Assim, comprou alguns pares de sapato, a clientela foi aumentando e depois de muita luta ela tornou-se referência no setor calçadista e mais tarde diversificou sua área de atuação. “A Sonia Calçados começou na nossa casa, em um quartinho. Hoje, depois de muito esforço e muito sonho, alcançamos, chegamos até aqui e sempre há com o que sonhar”.

Projeto Sebrae Mil Mulheres

Para trabalhar o empoderamento feminino e ajudar mulheres em situação de vulnerabilidade a sair desta condição, o Sebrae-SP está desenvolvendo o projeto Mil Mulheres. O objetivo é profissionalizar mulheres e torná-las empreendedoras. A consultora do Sebrae, Joice Souza Oliveira apresentou o projeto no final da mesa redonda e divulgou que as inscrições para participar da formação estão abertas.