espaço-cultural-2

A regressão dos casos de covid-19, o avanço na vacinação e a retomada das atividades  econômicas permitiram a volta das exposições no Espaço Cultural da ACIMG (Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu). Quem abre a temporada é o artista autodidata Mauro Sulato, com a exposição Fases e Ex-pressão. 

A mostra traz peças em diferentes técnicas: pintura em tela, esculturas e pirografia, que representam diversas fases da carreira do artista. 

O artista começou a desenhar por volta dos cinco anos no papel que envolvia as roupas que o pai trazia do trabalho. Todas as obras desenvolvidas primeiro são esboçadas em cadernos de desenho que Mauro guarda ao longo dos anos.

“Toda obra tem um desenho originário. Não sei explicar meu processo de criação, olho pra uma madeira, um bloco de pedra e vejo uma peça materializada, aí esboço no meu caderno e começo a criação. Eu faço meu trabalho com muito amor, sempre fui curioso com tudo que fosse relacionado a desenho. Foi assim que passei por diversas áreas no mercado de trabalho, sempre utilizando o desenho como instrumento”, afirma o artista.

No final de 1982 o artista trabalhava com publicidade em Mogi Mirim, ao folhear uma revista Veja, decidiu que queria fazer ilustrações como as que ele estava vendo no material. Então foi para São Paulo, fez o teste na revista Veja e na editora Abril trabalhou até 1998, na área de criação de arte.

Após se desligar da editora Abril voltou para o interior e foi trabalhar em agências publicitárias em Jundiaí e Campinas. Quando finalmente voltou para Mogi Guaçu, começou a desenvolver produtos para empresas da região, iniciou seu trabalho como artesão, e assim permanece até os dias de hoje.

Serviço:

O quê: Exposição Fases e Ex-pressão

Local: Espaço Cultural da Associação Comercial

Data: até dia 15 de outubro

Horário: de segunda-feira a quinta-feira das 09h às 17h30 e sexta-feira das 09h às 16h30