5dfcededa179e

Entre 2011 e 2017 a artista plástica Nilse Santamarina idealizou e materializou os natais da ACIMG (Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu). E agora essa história está exposta no Espaço Cultural da Instituição, até dia 10 de janeiro, sob o nome História dos natais da ACIMG.

Isopor, ferro, plástico, espuma, paletes, enfim, materiais recicláveis de toda a sorte foram itens utilizados pela artista para dar asas à sua imaginação. A palavra de ordem era construir o belo a partir de sucatas. E para encontrar este material Nilse aproveitava materiais da demolição da antiga instalação da Associação e também itens de empresas parceiras que destinavam suas sucatas para a artista.
Para produzir a decoração de Natal, Nilse realizava parte dos enfeites tanto com crianças de um projeto social quanto com artesãos com deficiência visual que faziam trabalhos manuais. Além dessas contribuições, a artista ainda recebia a incontestável ajuda da mãe, Isabel Santamarina Peres, que costurava e bordava partes da decoração.
Alguns dos temas dos natais foram: Natal Encantado, Fábrica de Doces, Oficina do Noel, Estação do Noel. “Nosso projeto sempre foi trabalhar com sucata, produtos recicláveis, tornar o que já não era em algo interessante”, comenta a artista.

Serviço:

Exposição História dos natais da ACIMG
Local: Espaço Cultural da Associação Comercial
Data: até 10 de janeiro
Horário: de segunda-feira a quinta-feira das 09h às 17h30 e sexta-feira das 09h às 16h30