5d373cd2ede48

Tinta vegetal, linhas de algodão, colagem, desenhos e pinturas são alguns dos artifícios utilizados pela artista plástica, Nilse Santamarina Peres, para compor a exposição ‘Alguns Momentos’. Os trabalhos foram realizados ao longo dos anos e retratam histórias e impressões subjetivas que têm a função de levar o expectador a refletir. A exposição fica no Espaço Cultural da ACIMG (Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu) até o dia 30 de agosto.

“A exposição compreende retratos e visões fragmentadas da natureza. Obras para reflexão, resgate de lembranças, que têm o objetivo de provocar no observador uma mudança no olhar, no sentir. Não basta abrir os olhos, precisamos exercitar nosso olhar”, comenta Santamarina.
Nilse cursou Publicidade e Propaganda, mas sempre atuou como artista plástica, agitando o cenário cultural guaçuano junto com vários outros artistas. Foi voluntária por muitos anos no Centro Cultural Tupec, onde trabalhou em parceria com várias professoras da EMIA (Escola Municipal de Iniciação Artística), na realização de diversos projetos. Também desenvolveu e desenvolve diversos projetos para a Associação.
Esta parceria vem de longa data e a partir de 2012 a artista começou a produzir a Casinha do Papai Noel, e seguiu desde então até 2017. Sempre trabalhando com materiais recicláveis, apresentando novos artistas com seus trabalhos diferenciados, como quando utilizou materiais feitos por artistas da ADEFIVI (Associação dos Deficientes Físicos e Visuais de Mogi Guaçu), de alunos de projetos culturais e da própria mãe, todos estes atores participaram da produção de diversas versões da Casinha do Papai Noel.
Para batizar a entrada em uma nova fase de sua vida, a artista que gosta muito de retratar pessoas, descobriu um novo estilo a explorar: Journal Art, que foi apresentado a ela pela amiga e também artista plástica, Mônica Bernardi. Algumas características do estilo são: trabalhar com desenho, pintura, colagem, diários e coisas pessoais. Assim, Santamarina fez o quadro intitulado ‘Uma Bela Jornada’, onde retrata pontos da história da ACIMG.

Serviço:
O que: Exposição Alguns Momentos
Local: Espaço Cultural da Associação Comercial
Data: até 30 de agosto
Horário: de segunda-feira a quinta-feira das 09h às 17h30 e sexta-feira das 09h às 16h30