5e60f33f3aa63

O Sebrae-SP em parceria com a ACIMG (Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu) realizou em 2019 o projeto Indústria Empreendedora, onde empresas de diferentes segmentos participaram de capacitações que resultaram em melhorias que foram postas em prática. O resultado foi tanto maior crescimento do faturamento quanto melhoria nos procedimentos praticados.

O programa contou com a participação de 20 empresas de sete segmentos: serviço e manutenção, alimentação, estruturas metálicas, confecção de vestuários, móveis planejados, caldeiraria e fabricação de artefatos de cimento e de pesca.
“A Associação vê este tipo de projeto como uma necessidade que as empresas tem e que precisa ser sanada. O conhecimento promove estas melhorias. Está no DNA da organização descobrir formas de aprimoramento para as empresas alçarem voos. A indústria estimulada reflete no comércio, pois ela gera emprego, gera renda e este benefício, de uma forma ou de outra, estimula o consumo”, afirma Adenilson Junior dos Reis, superintendente da Associação Comercial.

Execução do projeto
O projeto aconteceu durante os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro, com mais de 52 horas de atendimento por empresa.
Os módulos do projeto se dividiram em dois pilares: Gestão Financeira e Planejamento Estratégico. Além de atividades complementares sobre leis e normas trabalhistas, manufatura enxuta e equipe motivada.
Ao final os participantes responderam um questionário de avaliação. Nele apontaram melhoramentos e crescimento alcançados com a aplicação do que foi aprendido ao longo do programa.
Dentre os pontos analisados, cabe destacar crescimento e custos. Os respondentes apontaram crescimento de 58% do faturamento. A maioria apontou que o aumento foi entre 5,1% e 10%. Em relação aos custos, a maioria respondeu que diminuíram, e atribuíram este resultado à melhorias implementadas. “Implantamos ferramentas financeiras e iniciamos nosso planejamento pensando no futuro”, assinala Rafael Lisboa da empresa Modelação Catarinense.
Os participantes responderam dois questionários baseados nas diretrizes do Prêmio Nacional de Competitividade- MPE Brasil. Um no início do curso para diagnosticar necessidades a serem trabalhadas e outro no final em que se identificou as implementações realizadas. Além das melhorias alcançadas, os gestores do projeto identificaram pontos a serem trabalhados em relação à gestão de equipe.
Este tema será então trabalhado em um novo módulo que está com inscrições abertas. Não é necessário ter participado da primeira fase do curso, pois este segundo momento abordará assuntos diferentes dos tratados anteriormente.

Preparando sua indústria para 4.0
A nova fase do projeto, ‘Preparando sua indústria para 4.0’, terá cinco meses de duração com 71 horas de atendimento. Destas, 09 horas serão dedicadas às consultorias individuais. A abertura será no dia 23 deste mês e contará com uma palestra focada na manufatura enxuta que será realizada em parceria por Sebrae e Senai.
O conteúdo deste novo módulo focará em desenvolver equipes, pessoas e desenvolver liderança. Criar estratégias de vendas para melhorar o faturamento; mapear e otimizar processos de produção. Bem como avaliar resultados financeiros e redução de custos.
“Neste cenário de competitividade ter uma gestão de pessoas que traz os colaboradores para caminhar com a empresa é essencial. Neste projeto trabalharemos como melhorar a gestão de pessoas tendo como foco o desenvolvimento de equipes, pessoas e liderança, é portanto, essencial”, comenta Adrielli Souza, gestora do projeto.

Quem pode participar
Estão aptas a participar do curso toda empresa ME e EPP com CNPJ e inscritas no Simples Nacional, que estejam localizadas na área de cobertura do Escritório Regional de São João da Boa Vista. O curso é indicado para proprietários e líderes industriais. Os participantes precisam ter 75% de presença.
O projeto será ministrado pelos consultores Benedito Antônio Albiero, em Gestão de Pessoas; Thalita Medeiros, ministrará as aulas de Vendas; e Emerson Rabelo, as aulas de Finanças. O conteúdo teórico acontecerá na Associação Comercial.

Cronograma
Março
Encontro de abertura- Panorama sobre a Indústria 4.0 (2h);
Entrevista de diagnóstico (1h).

Abril
Gestão de pessoas (6 dias- 24h);
Consultoria pós-curso (2h);
Como mapear os processos de sua empresa (4h).

Maio
Sebrae responde- Organização 5S (2h);
Como a qualidade contribui para seu negócio (4h);
Formação de preço de venda (4h);
Indicadores financeiros (4h);
Consultoria de plano de ação – redução de custos (2h na empresa).

Junho
Gestão estratégica de vendas (16h);
Consultoria de gestão estratégica de vendas – orientações pós-curso (2h).

Julho
Consultoria de plano estratégico- aumento do faturamento (2h na empresa);
Encerramento (3h).
Investimento
O valor do investimento será de R$700. Porém, há condições especiais tanto para associado quanto para não associado em que o valor do desconto pode ser cumulativo.

Descontos especiais para empresas associadas
-Empresas associadas que quiserem participar terão 10% de desconto;
-Se a empresa participou do primeiro módulo do projeto Indústria Empreendedora, em 2019, terá mais 10% de desconto, ou seja 20% de desconto do valor final;
-Se a empresa é associada, participou do primeiro módulo do projeto, indicar outra participante e ela efetivar a matrícula, haverá mais 10% de desconto, ou seja, ela terá 30% de desconto.

Desconto para empresa não associada
Se uma empresa que não é associada estiver inscrita para o projeto e indicar outra empresa e ela realizar inscrição, a empresa que indicou terá 10% de desconto.

Informações e inscrições
Departamento de Marketing e Eventos, (19) 3851-8400, ramal 7 ou pelo email [email protected]