5e750c915d3ff

Reflexos do Covid-19 no cotidiano guaçuano

A Prefeitura de Mogi Guaçu criou o grupo de trabalho COE (Centro de Operação de Emergências em Saúde Pública), quem está à frente dele é, naturalmente, a Secretaria de Saúde, que está deslocando profissionais da saúde de diversas especialidades para trabalharem contra a proliferação do Covid-19 (novo coronavírus) na cidade. A ACIMG (Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu) está trabalhando em parceria com o grupo de trabalho para informar a população e os empresários locais sobre o vírus.

As pessoas do grupo de risco, especialmente os idosos, precisam tomar cuidados quanto à exposição à aglomerações por se tratar de um grupo vulnerável. Por isso, é importante que eles não saiam de casa e que mantenham boa alimentação para equilibrar a imunidade.
De acordo com publicação da Agência Fapesp, pesquisadores das universidades USP, Unesp e UFABC, por meio de análise de dados, indicaram que o número de casos do Covid-19 dobra no País a cada 2,5 dias.
Por isso as autoridades estão indicando que as pessoas não saiam de casa, especialmente o grupo de risco, para que sem aglomerações, o vírus não se dissemine com tanta facilidade. Este método foi uma das medidas utilizadas pela China, que conseguiu controlar a pandemia e hoje registra apenas casos de pessoas que chegam ao País, e não por meio de contaminação local.
“Isolamento social é básico, é fundamental para conter a propagação do vírus. Os idosos são hoje, o grupo mais vulnerável. Quanto menor o contato, maior a chance de eles se manterem ilesos”, comenta a médica sanitarista, Sandra Fernandes Maciel.

Orientações pertinentes para o comércio adotar

O comitê indicou algumas medidas a serem tomadas para evitar aglomeração de pessoas, evitando assim o sucesso da proliferação do vírus.
– O horário de funcionamento do comércio pode ser mantido normalmente, porém, a equipe da saúde orientou para que haja revezamento de funcionários para evitar aglomeração de pessoas em ambientes fechados. Pois assim, mantém-se o movimento do comércio, porém, com uma margem maior de segurança.
– Outra indicação é a realização de atendimento on-line e entrega de produtos para os clientes, evitando assim deslocamentos. Isto vale tanto para vestuários quanto para gêneros alimentícios.
– Muitos portadores do vírus são assintomáticos, por isso é importante manter a distância de, pelo menos, 1m30 e sair de casa somente em caso de necessidade extrema.
“Todos os empresários devem olhar para sua realidade, como está seu fluxo de vendas, como está a condição psicológica de seus funcionários, suas vendas estão compensando o custo de ficar abertos? Todos devem fazer este questionamento”, afirmou o superintendente da ACIMG, Adenilson Junior dos Reis.

Posto Sebrae Aqui da ACIMG suspende atendimento

O Posto Sebrae Aqui instalado na Associação Comercial está com atendimento suspenso por tempo indeterminado.
Em casos de dúvidas, usuários do Posto podem recorrer aos canais de comunicação remotos:
-www.sebrae.com.br
-0800 570 0800

Tags: No tags
0

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *