Conheça oCertificado de Origem

Emissão de Certificado de Origem é com a Associação Comercial de Mogi Guaçu

A Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu oferece os serviços de CO (Certificado de Origem) e COD (Certificado de Origem Digital) o primeiro é utilizado pela maioria dos países como parte da documentação para a exportação de um produto. Já o COD é utilizado com dois países da América Latina: Argentina e Uruguai. Este documento é eletrônico e fica pronto mais rápido que o certificado tradicional.

Woman using digital devices at the cafe

Certificado de origem

O Certificado de Origem é um documento que comprova ao país importador a procedência e produção do produto adquirido, de acordo com as normas internacionais preestabelecidas. Os certificados se diferenciam de acordo com a lei de importação vigente no bloco econômico do país que está comprando mercadorias do Brasil.

Benefícios

O COD proporciona economia de tempo, pois não é necessário o deslocamento para assinar documentos; Segurança e agilidade no processo de análise e emissão; Redução de custos; Integração de dados do cliente com o sistema; Total controle no processo de emissão do certificado.


Quem pode emitir?

Toda e qualquer empresa brasileira exportadora ou prestadora de serviços, associada à uma associação comercial, como a Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu.

O associado que precisa exportar algum produto, encontra atendimento personalizado e valores diferenciados na Associação Comercial. Faça-nos uma visita ou entre em contato pelo telefone (19) 3851 8400 - ramal 5.

CONFIRA!

Certificado de Origem Digital

 

Agilização

Na prática, este modelo de certificado dispensa a necessidade de papéis para a tramitação aduaneira, além de agilizar e baratear processos de importação e exportação. De acordo com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, o COD atesta que os produtos exportados estão dentro das normas do país de destino.

Impostos

O Certificado reduz ou isenta impostos de importação, devido à redução do custo da operação e aumento da competitividade em relação a máquinas e equipamentos, insumos e bens para o consumidor final. O exportador também pode emitir o Certificado de Origem como parte da documentação legal, oferecendo produto de qualidade com melhores preços.

ALADI

Participantes da Aladi (Associação Latino-Americana de Integração) são os próximos países que estão na lista da expansão do COD sendo eles: Chile, Colômbia, Paraguai, Bolívia, México, Peru, e posteriormente os outros membros que quiserem aderir ao projeto.

Expansão

Desde 10 de maio de 2017, o mercado de comércio exterior conta com o COD (Certificado de Origem Digital), esta data marca a vigência do acordo entre Brasil e Argentina. O mês de outubro de 2019 marcou o início da comercialização do COD entre Brasil e Uruguai, com planos de expansão para mais países da América Latina.

Certificado de Origem Digital