Faturamento das MPEs volta a crescer em setembro

Publicado em 20/11/2014

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O faturamento real das micro e pequenas empresas (MPEs) voltou a crescer, após seis quedas consecutivas em relação ao ano passado. Em setembro deste ano, a receita das empresas subiu 6,9%, na comparação com igual período de 2013. No acumulado do ano, no entanto, houve queda de 0,3% sobre igual período do ano passado, segundo levantamento do Sebrae-SP. A receita total das MPEs paulistas somou R$ 51,5 bilhões em setembro, R$ 3,3 bilhões a mais que no mesmo mês de 2013 e R$ 3,8 bilhões acima do resultado de agosto de 2014. Este dado, porém, ainda não provocou entusiasmo no setor. Isto porque, segundo o Sebrae-SP, o crescimento do faturamento ocorreu por conta da base de comparação relativamente fraca (em setembro de 2013, o faturamento caiu 1,3% em relação a setembro de 2012) e porque o mês teve um dia útil a mais do que setembro do ano passado. “Foi o primeiro aumento desde fevereiro, mas infelizmente, não temos muito o que comemorar. O ano não tem sido bom para a economia brasileira, e as micro e pequenas empresas têm sofrido com o cenário adverso”, afirma Bruno Caetano, diretor- superintendente do Sebrae-SP. Os serviços registraram o melhor crescimento, de 17,3%, índice que acabou sendo o responsável por puxar o desempenho positivo das MPEs em setembro. Também influenciaram no resultado do setor de serviços o dia útil a mais e a base de comparação mais fraca, já que, em setembro de 2013, as MPEs do segmento registraram recuo de 6,2% na receita real ante o mesmo mês de 2012. O comércio também cresceu: 1,6% em setembro em relação a igual mês de 2013. A indústria já continua com desempenho ruim: queda de 2,6% no faturamento de setembro em relação ao mesmo mês do ano passado. Entre as regiões do Estado, as MPEs do Grande ABC apresentaram melhor resultado no faturamento em setembro, com aumento de 19,2% ante igual mês de 2013. Os negócios no interior paulista registraram crescimento de 12,1%. O município de São Paulo apresentou evolução positiva de 6,6% e a Região Metropolitana de São Paulo teve elevação de 2% no faturamento. Diário do Comércio

Sobre o autor

Alberto Spoljarick Neto

Alberto Spoljarick Neto é o gerente de marketing e eventos da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu. Formado em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas pela ESAMC, ele continua se aperfeiçoando em tendências de consumo de mercado e as aplicando para os empreendedores de nossa cidade.