Supermercados olham para pequenos

Publicado em 08/09/2014

Tempo de Leitura • 2 min

Uma gestão que reforçará a capacitação dos profissionais que atuam nos supermercados paulistas. Esta é a principal meta de Pedro Celso Gonçalves, novo presidente da Associação Paulista de Supermercados (Apas) para o biênio 2014/2016. Ele assume uma entidade que conta com 1.299 associados que, juntos, representam 85% do faturamento do segmento no estado de São Paulo. Durante a cerimônia de posse, realizada ontem, Gonçalves ressaltou que a nova diretoria enfatizará as ações voltadas aos pequenos e médios supermercadistas, que enfrentam um contexto de retração nas vendas em consequência do aumento da inflação de alimentos. Apesar deste quadro, ele se mostra otimista e lembra que "o pequeno empresário de hoje será o médio amanhã", por isso, "é preciso auxiliá-lo na tarefa de se adaptar às mudanças que ocorrem no segmento, que é muito dinâmico". Segundo Gonçalves, serão reforçadas as parcerias firmadas entre a Escola Apas e entidades de ensino profissionalizante como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), bem como com fornecedores, para a realização de oficinas práticas para os associados. Giovanni Guerra, superintendente de Produtos e Operações da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), esteve na posse. Para ele, "Os associados da Apas são empreendedores natos que enfrentam com competência os desafios que o País impõe à livre iniciativa". Guerra lembrou que a Apas firmou com Facesp uma parceria para lançar o cartão Alimentação Facesp/Apas. A meta é a redução dos custos, já que a taxa cobrada é de 1,8%, 60% inferior à dos serviços oferecidos pelo mercado. O ex-presidente da Apas, João Galassi, lembrou que a associação sempre teve a formação dos associados como meta básica. Entre suas principais ações destacou a criação do Escritório de Projetos e dos escritórios regionais no ABC, em Guarulhos e em Osasco e o apoio à desoneração dos produtos da cesta básica.

Sobre o autor

Alberto Spoljarick Neto

Alberto Spoljarick Neto é o gerente de marketing e eventos da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu. Formado em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas pela ESAMC, ele continua se aperfeiçoando em tendências de consumo de mercado e as aplicando para os empreendedores de nossa cidade.