Varejo ensaia reação em outubro

Publicado em 20/10/2014

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O Dia das Crianças e o efeito calendário causado pela data – um dia útil a mais mês, pois o feriadão caiu em um domingo – puxaram os bons resultados do comércio paulistano na primeira quinzena de outubro. Segundo dados do Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), as vendas cresceram 21,9%, em média, ante igual período de setembro, e 5,85% na comparação anual. Apenas no movimento a prazo, a alta foi de 7,5% comparada ao mês anterior, puxada pela compra de tablets, smartphones e outras novidades em eletroeletrônicos para presentear os pequenos. Já no movimento à vista, concentrado nas compras de roupas, brinquedos e outras lembranças, a alta foi maior: 36,3%. "Esse dia útil a mais ajudou a alavancar as vendas de outubro e equilibrar as perdas registradas pelo varejo no primeiro semestre, que foi prejudicado pelos feriados prolongados e pela Copa. Mas esse crescimento no início de outubro pode não se sustentar até o fim do mês, pode não ficar no mesmo patamar", afirma Rogério Amato, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), e presidente-interino da Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB). Isso porque, mesmo com o resultado positivo, o crescimento dos dois indicadores foi menor que o da média sazonal, que é de 15% e 38%, respectivamente. "O resultado confirma que consumidor se mantém cauteloso para comprar. Por outro lado, ele está mais educado em relação ao crédito, assim como as lojas e instituições financeiras estão mais seletivas na concessão, tudo isso devido às incertezas no cenário econômico", explica Emílio Alfieri, economista da ACSP, fazendo referência à pesquisa que mostra o aumento do otimismo entre os consumidores, divulgada ontem pela Boa Vista Serviços. Diário do Comércio

Sobre o autor

Alberto Spoljarick Neto

Alberto Spoljarick Neto é o gerente de marketing e eventos da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu. Formado em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas pela ESAMC, ele continua se aperfeiçoando em tendências de consumo de mercado e as aplicando para os empreendedores de nossa cidade.