Como contratar temporários
Publicado em 10/11/2014
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Uma imagem se repete todo o fim de ano: lojas cheias de consumidores ávidos para comprar os presentes de Natal. As vendas aumentam consideravelmente e, por isso, os últimos meses são considerados os mais importantes para o varejo e para alguns setores da indústria. Entre novembro e dezembro, é comum que os empresários contratem mão de obra provisória para suportar esse crescimento da demanda.
De acordo com a Asserttem (Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e Trabalho Temporário), até o fim de 2014 devem ser abertas mais de 163 mil vagas de trabalho temporário no país. O comércio é responsável por 70% das vagas, enquanto a indústria responde por 30%. Os maiores empregadores são as lojas de rua, os shoppings e os supermercados.
Marcia Costantini, vice-presidente da entidade recomenda que as contratações sejam feitas com algum tempo de antecedência para que haja tempo para treinar os novos profissionais antes das semanas de pico nas vendas.
É o caso do Lojão do Brás, rede paulista que vende roupas e acessórios, que já começou selecionar os empregados temporários – a expectativa é empregar mil funcionários em suas 15 unidades até o final de ano. “O mês de dezembro representa 25% do faturamento anual da empresa, por isso precisamos reforçar a equipe de estoquistas e vendedores”, afirma Andréia Bessa, diretora do Lojão do Brás.
Durante o fim do ano, o trabalho nas lojas da rede é árduo: o movimento de clientes dobra e as peças tem que ser recolocadas constantemente. Para lidar com essas tarefas, os novos funcionários tem que estar familiarizados com os produtos e com a rotina de atendimento ao cliente. “Não é fácil achar mão de obra com experiência, por isso selecionamos pessoas pelo perfil adequado para cada função e realizamos treinamentos curtos”, diz Andréia.
A dificuldade de achar funcionários capacitados é comum a grande parte dos comerciantes. De acordo com a Asserttem, quase 15% das pessoas contratadas como temporárias nunca tiveram um emprego formal. Para Marcelo Olivieri, gerente executivo da Talenses, empresa de recrutamento, é possível admitir bons trabalhadores que, mesmo sem experiência, se adéquam rapidamente a essas vagas provisórias.
Diário do Comércio
Sobre o autor

Alberto Spoljarick Neto
Alberto Spoljarick Neto é o gerente de marketing e eventos da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu. Formado em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas pela ESAMC, ele continua se aperfeiçoando em tendências de consumo de mercado e as aplicando para os empreendedores de nossa cidade.