Dia das Mães incentiva aumento de até 39,8% nas vendas à vista
Publicado em 19/05/2014
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O Dia das Mães, a segunda melhor data para o varejo brasileiro, contribuiu para o crescimento das vendas na primeira quinzena de maio deste ano. O estímulo sazonal foi decisivo para o resultado que apontou elevação de 12,8% nas vendas a prazo e de 39,8% na comercialização à vista em relação à primeira quinzena de abril. Os consumidores, mais cautelosos, preferiram não parcelar o pagamento dos mimos que ofereceram às suas mães, comportamento já esperado pelos analistas e apontado em pesquisas anteriores realizadas pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito).
Os dados foram divulgados na última sexta-feira e correspondem ao comportamento dos consumidores na capital paulista. Na opinião de Rogério Amato, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), "esta alta é de caráter sazonal, já que o Dia das Mães é a segunda melhor data para o comércio e está dentro da média dos últimos três anos, que ficou entre 20% e 30%".
O levantamento do SCPC apontou que na média das duas formas de pagamento (à vista e a prazo) houve elevação de 26,3% em comparação com a primeira quinzena de abril, resultado considerado dentro das expectativas do mercado. Em relação aos primeiros 15 dias de abril do ano passado, as altas foram mais modestas, de 2,2% nas vendas a prazo e de 2,6% na comercialização à vista. Amato acrescentou que "esse crescimento moderado se deve à atual conjuntura, caracterizada por juros altos, crédito em desaceleração, queda na confiança do consumidor e inflação dos alimentos".
Emílio Alfieri, economista do Instituto de Economia Gastão Vidigal (IEGV), da Associação Comercial, lembrou que este resultado "está dentro das expectativas em função da atual conjuntura econômica brasileira e que, em razão deste contexto, o consumidor brasileiro decidiu ser criterioso na escolha dos presentes para as mães, oferecendo tanto presentes pessoais quanto eletrodomésticos para o lar. Houve, também, uma parcela da população que presenteou suas mães com aparelhos de televisão, também com vistas à Copa do Mundo que será realizada entre junho e julho, e outros eletroeletrônicos como tablets e smartphones. Alfieri ressaltou que a primeira quinzena de maio deste ano teve o mesmo número de dias úteis que em igual período do ano passado, o que colaborou para o resultado positivo.
Inadimplência – Na primeira quinzena de maio foi observada uma ligeira alta de 1,7% na inadimplência em relação à primeira quinzena de abril e de 3% em comparação com o mesmo período do ano passado. O movimento está dentro das expectativas do mercado, na avaliação do economista da ACSP.
Entretanto, os indicadores de recuperação de crédito sinalizaram que a população brasileira está conseguindo administrar melhor seu orçamento doméstico e decidiu destinar parte dele para quitar dívidas e pendências anteriores. De acordo com a Boa Vista, houve elevação de 9,7% nos débitos saldados ante a primeira quinzena de abril e de 4,5% ante os primeiros 15 dias de abril do ano passado. "Os dados indicam que prossegue a propensão à queda da inadimplência, como nos últimos meses. Esse cenário decorre da concessão de crédito mais rigorosa e à maior atenção do consumidor, que está mais cauteloso para adquirir produtos financiados", conclui o presidente da Associação e da Facesp.
Quanto às perspectivas para os próximos meses, Alfieri lembrou que o quadro político e econômico neste ano é mais complexo em razão de eventos como a realização da Copa do Mundo no Brasil a partir do próximo mês e as eleições presidenciais que ocorrerão em outubro.
O economista ressaltou que ainda é cedo para previsões e que é preciso observar com atenção tanto o comportamento da economia brasileira quanto o desenvolvimento da recuperação econômica dos Estados Unidos e da Europa.
Fonte: Diário do Comércio
Sobre o autor

Alberto Spoljarick Neto
Alberto Spoljarick Neto é o gerente de marketing e eventos da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu. Formado em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas pela ESAMC, ele continua se aperfeiçoando em tendências de consumo de mercado e as aplicando para os empreendedores de nossa cidade.