Dicas para o lojista vender mais até o Dia dos Namorados

Publicado em 09/06/2014

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A menos de uma semana do Dia dos Namorados, os lojistas ainda podem realizar ações para aumentar suas vendas na data que é considerada a terceira mais importante do calendário do varejo, perdendo apenas para o Natal e Dia das Mães. É possível? Sim, se os empreendedores intensificarem o treinamento dado aos funcionários e incrementarem seu site com ofertas que podem ser divulgadas nas redes sociais, uma grande alavanca para comunicação com os consumidores. Para auxiliar os lojistas que deixaram para criar sua estratégia na última hora, o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae-SP) elaborou uma cartilha que oferece o passo a passo para um período bem-sucedido de vendas. O material pode ser acessado gratuitamente no site: http://www.sebraesp.com.br. O interessado precisa digitar seu CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) ou retirá-lo em um dos 33 escritórios regionais. José Carmo Vieira de Oliveira, consultor do Sebrae-SP, explica que o material está dividido em temas como organização de vitrines, ambientação de loja, estratégias para promover o e-commerce, técnicas de atendimento, dicas de publicidade, montagem de kits temáticos, fidelização da clientela e como evitar erros que afastam os consumidores. Na sua avaliação, a coincidência da data com a abertura da Copa do Mundo não prejudicará os comerciantes. "Os empresários podem criar uma estratégia para 'casar' as duas datas e criar promoções especiais com presentes diferenciados para homens e mulheres que acompanharão o campeonato", afirma. Entre as ações básicas para a loja estar melhor preparada para a data, Oliveira recomenda que o lojista avalie quais são os itens que apresentaram boas vendas até agora e reforcem suas reservas destes produtos e deixem de adquirir os que não tiveram boa aceitação. Além disso, não pode haver erros na estratégia de comunicação com o público em geral. Por isso, o lojista tem que ter em mente que seus concorrentes estão utilizando todas as mídias disponíveis para atingir os consumidores como folhetos, redes sociais e site da loja. Para atingir essas duas metas, é necessário que o empreendedor conheça bem seus clientes. Em relação ao treinamento, os funcionários devem conhecer todos os itens oferecidos e saber responder a todas as perguntas dos consumidores como, por exemplo, as características de cada presente, funções especiais no caso de eletroeletrônicos, e as promoções especiais criadas especialmente para o Dia dos Namorados. "É essencial lembrar que os clientes já pesquisaram preços, características e detalhes do item escolhido na internet antes de sair de casa", acrescenta. Quanto às formas de pagamento disponíveis, elas devem ser apresentadas claramente. A aceitação de cartões de crédito eleva em uma média de 30% a 35% o total de consumidores na loja, segundo um estudo do Sebrae. Reforçar o envio de material promocional para faculdades, bem como para clínicas médicas e odontológicas, localizadas no entorno da loja pode ser uma boa estratégia para conquistar as namoradas e namorados retardatários. "O uso de apenas uma mídia conquista no máximo 25% dos consumidores. Por isso é preciso criar campanhas em diversos canais", diz o consultor. Fonte: Diário do Comércio

Sobre o autor

Alberto Spoljarick Neto

Alberto Spoljarick Neto é o gerente de marketing e eventos da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu. Formado em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas pela ESAMC, ele continua se aperfeiçoando em tendências de consumo de mercado e as aplicando para os empreendedores de nossa cidade.