Fraudes no comércio como evitá-las
Publicado em 10/03/2014
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Independentemente do porte de sua empresa, redobrar a atenção é fundamental para não ser vítima de fraude.
A primeira vítima dos golpistas é o consumidor. Somente nos seis primeiros meses do ano passado, por exemplo, foram registradas mais de um milhão de tentativas de fraudes contra a pessoa física.
Os bandidos conseguem os dados dos contribuintes, abrem contas em banco, solicitam talões de cheque, cartão de crédito, fazem empréstimo bancário, financiam diversos produtos e até conseguem abrir empresas, nesse momento, o empresário também passa a ser vítima desse tipo de articulação.
Para o consumidor, a orientação básica é muita atenção com os documentos em locais de compras. Em caso de perda ou roubo, procure a polícia e registre um Boletim de Ocorrência (BO) o quanto antes. Outra medida indicada é registrar um alerta no site da Boa Vista Serviços, para que os lojistas sejam avisados no momento que realizarem suas consultas ao SCPC.
Com documentos clonados, os golpistas agem no mercado e geram prejuízo aos empresários e empreendedores. Para não ser a próxima vítima, é fundamental tomar pequenos cuidados na hora de realizar uma venda a prazo. Comece verificando a consistência dos dados informados por seu cliente ou parceiro. Compare a foto do documento de identificação com a pessoa que se apresenta no estabelecimento, confira sempre a assinatura e solicite dois documentos originais, para poder comparar um com o outro.
Investir em serviços básicos de proteção para os seus negócios evita prejuízos futuros e a ação fraudadores.
Confira algumas dicas básicas para oferecer crédito com segurança:
Verifique inconsistências nos documentos apresentados por seu cliente. Por exemplo, se a foto é recente, porém a data de emissão do RG é de quando a pessoa tinha 10 anos de idade ou vice-versa.
Procure confirmar se as informações fornecidas pelo cliente são verdadeiras, analisando atenciosamente se o nome apresentado nos documentos é o mesmo que consta no comprovante de residência.
Solicite ao cliente o número do telefone residencial e faça a checagem dos dados no mesmo instante da venda.
Consulte alguma ferramenta de prevenção a fraudes disponível no mercado.
Se a suspeita de fraude for grande, prefira não fechar o negócio ou solicite todo o pagamento à vista.
Para maiores informações contate SCPC Acimg (19) 3851-8419Fonte: Boa Vista Serviços e Acimg
Sobre o autor

Alberto Spoljarick Neto
Alberto Spoljarick Neto é o gerente de marketing e eventos da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu. Formado em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas pela ESAMC, ele continua se aperfeiçoando em tendências de consumo de mercado e as aplicando para os empreendedores de nossa cidade.