Negociar: primeiro passo para bons negócios

Publicado em 05/01/2014

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Saber negociar é uma habilidade essencial para o empreendedor que quer ver o seu negócio ir para frente. Seja com clientes, com fornecedores ou com colaboradores, a negociação é uma ferramenta estratégica de gerenciamento empresarial. Negociar é, antes de tudo, uma troca na qual nenhum lado quer sair perdendo. O objetivo é chegar a um consenso. Para isto, é importante que todos saibam os resultados que desejam alcançar e que sintam que seus posicionamentos foram ouvidos e levados em consideração pela outra parte. O empreendedor que é um habilidoso negociador só tem a ganhar. Ganha na compra de produtos de mais qualidade; ganha na conquista de preços mais baixos e prazos mais longos; e, principalmente, ganha confiança, respeito e admiração dos diversos públicos com os quais se relaciona. Escolha bem seus fornecedores A escolha dos fornecedores de matéria-prima ou de produtos tem grande importância no planejamento da empresa. É preciso descobrir quem são e onde se localizam e quais são os mais adequados para o negócio. Negociação de prazos com fornecedores A negociação de prazos com fornecedores é um documento em que se discutem os pontos fundamentais da negociação. Serve para subsidiar o empresário no sentido de considerar as práticas do mercado e os juros nas negociações de prazo no fluxo de caixa. Em uma negociação com o fornecedor, o empresário deve observar suas disponibilidades de caixa e, em geral, tentar casá-las com o pagamento a fornecedores. Fonte: Sebrae

Sobre o autor

Alberto Spoljarick Neto

Alberto Spoljarick Neto é o gerente de marketing e eventos da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu. Formado em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas pela ESAMC, ele continua se aperfeiçoando em tendências de consumo de mercado e as aplicando para os empreendedores de nossa cidade.


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