No Brasil, varejo tem expansão de 1,9%
Publicado em 24/01/2014
Tempo de Leitura • 2 min
O movimento do comércio registrou expansão real de 1,9% no volume de quantidade de consultas em 2013 em relação ao total observado em 2012. O resultado foi divulgado ontem pela Boa Vista Serviços, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). O resultado ficou dentro das expectativas, pois houve desaceleração da criação de postos de trabalho e aumento no índice de inflação.
Flávio Calife, economista da Boa Vista Serviços, lembra que a oferta de crédito também registrou recuo e o governo federal elevou os juros para conter a inflação. Com isso, os consumidores perderam a confiança na economia e decidiram consumir menos e poupar mais. "Por outro lado, houve redução nos índices de inadimplência e aumento da recuperação de crédito, que são fatores positivos e devem ser levados em conta", acrescenta Calife
Por isso, o economista espera que o cenário para o consumo neste ano seja semelhante ao comportamento observado em 2013, isso significa que poderá haver crescimento de 2% a 3%. O índice é inferior ao de 2012 e dos anos anteriores e esta expectativa dependerá do comportamento da inflação, que pode continuar inibindo os consumidores.
As ações da equipe econômica do governo federal apontam que a solução para conter a alta de preços continuará a elevar a Selic, atualmente em 10,5%. Apenas em dezembro do ano passado, houve alta de 2,4% ante o mesmo mês de 2012. Em relação a novembro de 2013, houve um ligeiro avanço de 0,7%, já desconsiderados os efeitos sazonais.
Entre os setores avaliados pela Boa Vista Serviços, o maior crescimento observado foi o de combustíveis e lubrificantes que registrou alta de 2,8% em 2013 sobre o ano anterior. Em dezembro, o segmento recuo 1,1% ante novembro. Apesar desta queda, Calife ressaltou que há boas perspectivas para o grupo de móveis e eletrodomésticos.
Fonte: Diário do Comércio
Sobre o autor

Alberto Spoljarick Neto
Alberto Spoljarick Neto é o gerente de marketing e eventos da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu. Formado em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas pela ESAMC, ele continua se aperfeiçoando em tendências de consumo de mercado e as aplicando para os empreendedores de nossa cidade.