Pesquisa apontou que 44% dos brasileiros não comprariam presentes pelo Dia das Mães

Publicado em 12/05/2014

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Os que vão presentear e os indecisos somam 52% e 4%, respectivamente; com crédito caro e escasso, dois terços dos que comprarão vão escolher itens de menor valor (roupa, calçado, cosmético) O Dia das Mães neste ano não deve empolgar o comércio brasileiro. Pesquisa encomendada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e realizada pelo Instituto Ipsos revela que 52% dos consumidores brasileiros vão presentear as mães e que 44% não pretendem comprar. Os indecisos somam 4%. A data é a segunda melhor para o comércio - só perde para o Natal. Dos consumidores que vão presentear as mães, a maior parcela (41,6%) optará por comprar roupa ou calçado. Já 22,2% vão escolher bijuteria, perfume ou cosmético. O levantamento foi feito entre os dias 17 e 29 de abril em todas as regiões do país. O Instituto Ipsos realizou mil entrevistas. "Essa fotografia é explicada pelas incertezas geradas pelo cenário político-econômico atual, deixando o consumidor mais cauteloso em relação às compras. Com isso, a expectativa é de vendas moderadas neste Dia das Mães", explica Rogério Amato, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp). Segundo Amato, esse cenário decorre das altas taxas de juros para combater a inflação, desaceleração do crédito, alta do preço dos alimentos, incertezas com relação ao clima (estiagem) e quadro eleitoral e na possibilidade de manifestações durante a Copa do Mundo. Crédito escasso O presidente da ACSP observa que cerca de dois terços dos presentes de preferência (roupa, calçado, bijuteria, perfume, cosmético) são de pequeno valor, mostrando que o brasileiro prefere comprar à vista ao invés de adquirir bens duráveis e itens de maior valor - que dependem de crédito. Desta forma, o consumidor evita se endividar. E com razão. "O crédito está escasso e encarecido em razão das altas taxas de juros. A concessão de crédito está mais rigorosa", afirma Rogério Amato. Fonte: Associação Comercial de São Paulo

Sobre o autor

Alberto Spoljarick Neto

Alberto Spoljarick Neto é o gerente de marketing e eventos da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu. Formado em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas pela ESAMC, ele continua se aperfeiçoando em tendências de consumo de mercado e as aplicando para os empreendedores de nossa cidade.