Varejo pode contratar 33 mil temporários para Dia das Mães
Publicado em 29/04/2014
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O Dia das Mães, a segunda melhor data comemorativa para o varejo brasileiro, deverá ser a responsável pela contratação de 33 mil trabalhadores temporários em todo o Brasil neste ano. O total é 3% superior ao observado no mesmo período de 2013, de acordo com os dados do Sindicato das Empresas de Terceirização e de Trabalho Temporário no Estado de São Paulo (Sindeprestem) e da Federação Nacional dos Sindicatos de Empresas de Trabalho Temporário (Feaserhtt).
De acordo com os números apurados pelas duas entidades, cerca de 30 mil funcionários contratados pelo regime temporário durante a Páscoa têm possibilidade de continuar em seus postos no varejo até o Dia das Mães. Em razão deste acréscimo, a expectativa é de que a soma dos remanescentes da Páscoa e os admitidos exclusivamente para a comemoração em homenagem às mães deve ser de 63 mil postos preenchidos.
Para Vander Morales, presidente do Sindeprestem e da Fenaserhtt, "a proximidade entre as duas datas permite que o período anterior à Páscoa sirva como filtro e treinamento da mão de obra para o Dia das Mães". Ele acredita que 5% dos contratados serão efetivados após a data.
Neste ano, o comércio oferecerá mais vagas nos empreendimentos que comercializam vestuário, acessórios, perfumaria, cosméticos, eletroeletrônicos, joias e bijuterias, móveis, eletrodomésticos e telefonia celular. Os postos de trabalho a serem preenchidos são os de atendimento, crediário, estoquista, vendedor, repositor, promotor de vendas, fiscal de loja e de caixa, telemarketing e embalador.
Quanto à remuneração, a média deste ano deve ser 4% superior à observada em 2013 e acredita-se que se situará entre R$ 800 e R$ 1,9 mil com direito a benefícios como vale-transporte e vale-refeição. A perspectiva é de que 55% das vagas serão preenchidas por mulheres e a idade média dos contratados será de 18 a 39 anos, o equivalente ao mesmo percentual dos cargos destinados ao público feminino.
Fonte: Diário do Comércio
Sobre o autor

Alberto Spoljarick Neto
Alberto Spoljarick Neto é o gerente de marketing e eventos da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu. Formado em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas pela ESAMC, ele continua se aperfeiçoando em tendências de consumo de mercado e as aplicando para os empreendedores de nossa cidade.