Dados valiosos sobre o comércio
Publicado em 28/02/2014
Tempo de Leitura • 2 min
A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) passa a divulgar a partir do mês de maio indicadores econômicos mais abrangentes, com a inclusão de informações referentes ao desempenho do comércio em todo o Estado. Há décadas, a entidade elabora e divulga o desempenho das vendas do varejo no município paulista.
O aperfeiçoamento na divulgação de dados econômicos é resultado de um convênio firmado com a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP). O acordo foi assinado na última quarta-feira pelo presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e ACSP, Rogério Amato e, do lado do fisco, pelo secretário da Fazenda Andrea Calabi.
“A Sefaz vai nos fornecer informações extraídas de sua base de dados e, a partir disso, o nosso Instituto de Economia irá elaborar os balanços de vendas estadual e regionais”, explica Rogério Amato. Em contrapartida, a Associação Comercial enviará à Sefaz-SP dados relativos ao Índice de Confiança do Consumidor (INC), aos boletins de conjuntura econômica e às pesquisas sobre expectativas do consumidor quanto às compras.
O economista da ACSP, Marcel Solimeo, responsável pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal (IEGV), afirma que a troca de informações será importante em várias frentes. “Teremos dados sobre o movimento do comércio em todo o estado paulista. Essas informações serão trabalhadas e transferidas para empresários, que poderão balizar seus negócios”, disse. Com as informações vindas da base de dados da Sefaz, por exemplo, será possível produzir indicadores sobre o faturamento das empresas paulistas, além de dados econômicos divididos por regiões.
A ACSP vai divulgar o desempenho do comércio paulista mês a mês, antes da divulgação pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que é realizada cerca de dois meses após o período analisado. A expectativa é que as primeiras informações econômicas baseadas na troca de dados sejam divulgadas a partir do mês de maio, com dados relativos a abril.
O Boletim de Conjuntura elaborado pela ACSP é uma síntese mensal dos principais assuntos ligados à economia nacional. A publicação traz temas como a situação do crédito, inflação, vendas do varejo, finanças públicas e outros. Já a pesquisa ACSP/ Ipsos é realizada em várias regiões metropolitanas e mais de 70 cidades do interior paulista. O índice varia de zero a 200 pontos. O otimismo é constatado toda vez que atinge 100 ou mais pontos. Estavam presentes durante o evento de assinatura do convênio o coordenador de Administração Tributária (CAT) da Secretaria da Fazenda, José Clóvis Cabrera e os economistas Marcel Solimeo e Ulisses Ruiz de Gamboa.
Fonte: Diário do Comercio
Sobre o autor

Alberto Spoljarick Neto
Alberto Spoljarick Neto é o gerente de marketing e eventos da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu. Formado em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas pela ESAMC, ele continua se aperfeiçoando em tendências de consumo de mercado e as aplicando para os empreendedores de nossa cidade.