Tecnologia, essencial ao varejo
Publicado em 28/02/2014
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O varejo brasileiro está atravessando uma fase importante na qual busca caminhos para conquistar e fidelizar clientes cuja renda cresceu significativamente nos últimos anos e que estão cada vez mais exigentes e bem informados. Denominados consumidores multicanal, eles utilizam todos os recursos tecnológicos ao seu alcance para pesquisar lançamentos e obter informações para adquirir produtos diferenciados a preços atrativos. Eles também procuram pontos de venda que apresentem ambientes que estimulem os sentidos e façam com que eles desejem não apenas realizar compras como também ter uma experiência de consumo que possa se repetir e se reinventar. Para alcançar este objetivo, os varejistas precisam utilizar tecnologias adequadas para conhecer bem sua clientela.
No seminário “Tendências e Perspectivas para o Varejo em 2014”, realizado ontem na Fundação Getúlio Vargas (FGV), Regiane Romano, professora da instituição, enfatizou que os pequenos varejistas podem, sim, investir em tecnologias como o sistema de identificação por radio frequência denominado RFID, internet com cloud computing, processos, infraestrutura e redes sociais.
Ela relatou as novidades mostradas na Euroshop, realizada neste mês na Alemanha. Recursos como a iluminação que interage com trilha sonora e tablets com wi-fi gratuito potencializam a experiência de compra. Em lojas de vestuário, as clientes podem experimentar os modelos e ser fotografadas com eles. Suas imagens são enviadas diretamente aos seus smartphones em uma espécie de desfile editado que pode ser mostrado a outras pessoas.
Outro destaque do evento foi a máquina de autoatendimento, semelhantes a carrinhos, que contam com a tecnologia mais avançada para a realização da compra com conexão com a internet e aceitação de todos os tipos de cartões e outras formas de pagamento.
Além disso, há equipamentos que leem as medidas dos clientes e indicam os modelos de grifes existentes nos seus tamanhos. Segundo a professora, estas novidades estão se disseminando rapidamente e uma das mais importantes é o sistema RFID de identificação por radiofrequência, que agora começa a ser adotado por gigantes do varejo mundial como Walmart, Macy's e J.C. Penneys e que terá seus custos reduzidos expressivamente à medida que outros grandes varejistas de porte semelhante começarem a utilizá-lo em todo o mundo.
Para ela, a adoção de toda esta tecnologia deve ser um meio e não um fim em si, pois o ponto de venda deve utilizá-lo para otimizar processos e possibilitar experiências de compra cada vez mais diferenciadas e especiais.
Universo familiar – Uma loja de meias, pijamas e acessórios que transportam as clientes e suas filhas para um ambiente divertido e que remete à infância. Com esta proposta, a Puket criou uma estratégia para conquistar, com uma linha própria, o público feminino. As meias são a mercadoria principal, com produção anual de 15 milhões de pares, e as coleções de pijamas combinados somam 2,5 milhões de peças produzidas anualmente. Esses itens podem ser adquiridos com acessórios como pantufas, chinelos, mochilas, porta iPads e outros itens, todos em cores fortes.
Seu criador, Claudio Bobrow, explicou no seminário da FGV, que o empreendimento atua com 150 pontos de venda no País porque, desde o início de suas atividades em 1988, suas coleções resultam de pesquisas realizadas no mercado que determinaram que seu público desejava modelos de meias e pijamas com cores e modelos diferentes dos tradicionais. Para atender estes consumidores, ele decidiu adotar o mesmo padrão visual em suas lojas e criou espaços semelhantes aos de desenhos animados. Este modelo foi adotado em todas as unidades e foi um dos fatores que determinou o bom desempenho do grupo.
A rede está passando por um processo de expansão por meio do modelo de franquias e se prepara para internacionalizar a marca. "Participamos da edição deste ano da feira NRF nos Estados Unidos, e vimos que é possível internacionalizar a marca porque aplicamos técnicas de fabricação e gestão de pessoal adequados aos processos de transformação pelo qual o varejo está passando", concluiu o empresário.
Fonte: Diário do Comércio
Sobre o autor

Alberto Spoljarick Neto
Alberto Spoljarick Neto é o gerente de marketing e eventos da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu. Formado em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas pela ESAMC, ele continua se aperfeiçoando em tendências de consumo de mercado e as aplicando para os empreendedores de nossa cidade.