Ipem-SP reprova 55% dos eletrodomésticos denunciados por consumidores
Publicado em 20/02/2014
Tempo de Leitura • 1 min
Denúncias contra eletrodomésticos cresceram 1.129,4% em 2013 em relação ao ano anterior na Ouvidoria do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP). Dos 209 registros, 55,4% foram reprovados após a fiscalização. As reclamações se referem, em sua maioria, aos produtos não certificados – ou seja, vendidos sem o selo do Inmetro, que atesta sua segurança.
Mas eletrodomésticos foi o segundo item mais reclamado na ouvidoria da autarquia, ligada ao Inmetro, representando 15,5% dos 5.374 registros. A maioria das reclamações continua sendo bombas de combustível, com 24,6% do total. Cerca de 10% das 325 reclamações sobre bombas de combustível resultaram em reprovações após análise do instituto.
Balanças vêm em terceiro, com 9,8% das reclamações. As balanças e seus diversos usos – em supermercados, hortifrútis, entre outros – apresentaram índice de 18,2% de reprovação após análise do Ipem-SP referentes às 129 reclamações.
Do total de queixas anotadas pela ouvidoria, 30% resultaram na reprovação pelo Ipem-SP. Os brinquedos figuram na lista dos itens com maior índice de reprovação no pós-denúncia: em 61,1% dos casos registrados o produto não apresentava o selo de conformidade do Inmetro, que é obrigatório para garantir que ele passou por testes de segurança e não representa riscos para a saúde e segurança de bebês e crianças.
Também aparecem na lista dos mais reprovados as empresas reformadoras de pneus. Das 25 visitadas pela fiscalização do Ipem-SP após denúncia, cerca de 72% estavam operando irregularmente, sem o devido credenciamento ao Inmetro, e tiveram seu funcionamento impedido.
Fonte: Diário do Comércio
Sobre o autor

Alberto Spoljarick Neto
Alberto Spoljarick Neto é o gerente de marketing e eventos da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu. Formado em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas pela ESAMC, ele continua se aperfeiçoando em tendências de consumo de mercado e as aplicando para os empreendedores de nossa cidade.