Ponto de venda que conta histórias e cativa o consumidor

Publicado em 17/02/2014

Tempo de Leitura • 2 min

O futuro frio do domínio da tecnologia no varejo que se imaginava para esta década deu lugar a exigências do consumidor traduzidas em palavras como experiência, paixão, fidelidade, patriotismo, otimismo. Um dos caminhos para agradar esse cliente interessado em conceitos tão humanos é investir na ambientação do ponto de venda, observa o sócio-diretor da Falzoni Alves Lima Design, Manoel Alves de Lima, que acompanhou apresentações no Big Show da NRF e visitou lojas que são cases de sucesso de design. “Quando se fala nos espaços das lojas físicas, a chave do sucesso é o 'storytelling'. As marcas precisam contar histórias para seus clientes por meio da arquitetura e da ambientação. Mas devem ser histórias verdadeiras e relevantes, capazes de emocionar e aconchegar o consumidor ao mesmo tempo em que reforçam a marca”, destaca Lima, que, no Brasil, desenvolveu um projeto de lojas “vintage” para a Casa Bauducco. Um bom exemplo da ideia de experiência é conceito de corner que o estilista Marc Jacobs desenvolveu para sua coleção de maquiagem na rede francesa de cosméticos Sephora. No centro do espaço, uma ilha de produção com penteadeiras, luzes, espelhos e cadeiras confortáveis convida a cliente a testar os produtos com calma e encarar uma transformação no visual. Em volta ficam as prateleiras com todas as opções da marca, ao alcance da consumidora. Na maior Macy’s de Nova York, que passa por uma reforma orçada em US$ 400 milhões, os consumidores poderão escolher o fundo dos provadores entre opções de vídeos relaxantes de temas marítimos. A Shinola, tradicional fabricante norte-americana de bicicletas que quase faliu por causa da concorrência dos asiáticos, encontrou na ambientação das lojas físicas e no apelo ao patriotismo do “Made in America” a saída para sobreviver. Em uma loja muito bem desenhada, a marca agora oferece, além de bicicletas, artigos em couro e relógios. A estratégia conquistou a fidelidade dos clientes e garantiu o faturamento. Fonte: Diário do Comercio

Sobre o autor

Alberto Spoljarick Neto

Alberto Spoljarick Neto é o gerente de marketing e eventos da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu. Formado em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas pela ESAMC, ele continua se aperfeiçoando em tendências de consumo de mercado e as aplicando para os empreendedores de nossa cidade.


Próxima publicação »
Os preferidos das gôndolas