Varejo: ano começou quente
Publicado em 05/02/2014
Tempo de Leitura • 1 min
As vendas no varejo na capital paulista registraram desempenho positivo em janeiro. Além disso, o mês terminou com redução nos índices de inadimplência, o que indicou que este comportamento está dentro das expectativas do segmento e podem contribuir para a continuidade deste quadro favorável em fevereiro.
As liquidações, especialmente a das cadeias de lojas de vestuário e eletrodomésticos, foram outro fator que contribuiu para o resultado positivo que apontou altas de 2,5% nas vendas a prazo sobre janeiro de 2013 e de 3% para a comercialização de bens à vista em relação ao mesmo período. Os dados são obtidos por amostra fornecida pela Boa Vista Serviços, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC).
Para Rogério Amato, presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), "o ano de 2014 começa com boas notícias para o comércio de São Paulo com aumento de vendas, puxado pelas altas temperaturas, e sinalização de queda da inadimplência".
Segundo ele, o desempenho do varejo pode oscilar neste ano em razão do cenário interno, marcado por eventos como a Copa do Mundo, eleições e influência da conjuntura econômica internacional, com possíveis variações nas taxas de juros e no câmbio. Além disso, Amato ressaltou que fevereiro poderá ser um mês com desempenho melhor, já que o Carnaval será comemorado em março neste ano.
Fonte: Diário do Comércio
Sobre o autor

Alberto Spoljarick Neto
Alberto Spoljarick Neto é o gerente de marketing e eventos da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu. Formado em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas pela ESAMC, ele continua se aperfeiçoando em tendências de consumo de mercado e as aplicando para os empreendedores de nossa cidade.