Calçadistas dão o tom do verão

Publicado em 16/07/2014

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Cores fortes estarão nos pés dos brasileiros neste verão, como apontam os fabricantes de calçados que começaram a mostrar as tendências do setor no primeiro dia da Francal, a principal feira calçadista do País, que está em sua 46ª edição. Tanto fabricantes quanto varejistas esperam que o evento alavanque as vendas depois de um primeiro semestre fraco em razão da Copa do Mundo e do baixo desempenho da economia brasileira. O evento acontece no Pavilhão do Anhembi, na capital paulista, até sexta-feira. Os organizadores não divulgaram expectativa de comercialização durante o evento, mas estão otimistas quanto ao seu potencial para reaquecer as atividades nos próximos meses com encomendas visando o Natal, época em que o poder de compra da população aumenta com o pagamento do décimo terceiro salário. Customizável – Há 48 anos no mercado infantil, a Ortopé espera registrar crescimento em volume de 20% nas vendas da coleção verão, apesar da interrupção nos negócios em razão do Carnaval tardio e da Copa do Mundo. Sem divulgar cifras, o gerente de comunicação Fábio Schmitz ressaltou que a empresa está apresentando 130 novos modelos na Francal, evento que representa até 30% dos negócios da empresa. Para atrair os pequenos consumidores, a Ortopé está lançando uma coleção de tênis para meninos e meninas que podem ser enfeitados com figurinhas plásticas removíveis. O pólo produtor de Birigui, importante região fabricante de calçados infantis, compareceu à feira e ocupou um amplo espaço com suas marcas. Com o auxílio do Sebrae, as 14 indústrias que participam do grupo comercializarão seus novos modelos neste evento. O prefeito de Birigui, Pedro Barnabé, lembrou que a exposição recebe amostras da produção da região paulista que soma anualmente 60 milhões de pares. Na sua opinião, a parceria com o Sebrae foi fundamental para auxiliar o segmento a encontrar um nicho importante do mercado infantil. Dentro desse grupo, o industrial Elem Martins, proprietário da Ligle Baby, participa da Francal pela primeira vez e pretende vender de 5 mil a seis mil pares até o último dia do evento. Ele apresenta uma linha para bebês e crianças de até cinco anos e pretende conquistar novos clientes da região Sudeste. Hoje, 80% de sua produção é vendida para o Norte e o Nordeste. Atualmente, o público alvo da empresa são os consumidores das classes A e B e uma parte da C que começa a consumir a marca em busca de produtos de maior qualidade. Segundo Schmitz, a marca possui três mil pontos de venda no País, mas tem uma grande força na região Sul. Para ele, a feira também é positiva para as exportações, que representam 10% do total de suas vendas. Atualmente, a produção é vendida para Bolívia, Peru, Paraguai e Arábia Saudita. Algumas encomendas pontuais também são enviadas para o Kuwait, Líbano, Síria e Singapura. Fonte: Diário do Comércio

Sobre o autor

Alberto Spoljarick Neto

Alberto Spoljarick Neto é o gerente de marketing e eventos da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu. Formado em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas pela ESAMC, ele continua se aperfeiçoando em tendências de consumo de mercado e as aplicando para os empreendedores de nossa cidade.