Computador, tablet e celular lideram reclamações por defeito no Procon-SP

Publicado em 10/09/2014

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No primeiro semestre de 2014, os produtos com defeitos mais reclamados no Procon-SP foram microcomputador e tablet, aparelho celular, produtos da linha branca e televisor, respectivamente. O índice de solução desse tipo de reclamação pelas empresas desse ranking variou entre 35% e 95% e a média foi de 77,68%. Entre os produtos de informática (computadores, tablets), o grupo Lenovo/CCE foi o que mais recebeu reclamações e apresentou o pior índice de solução, resolvendo apenas 61% dos casos registrados. Da mesma forma, o televisor da Lenovo/CCE também esteve entre os mais reclamados e com menor índice de solução: apenas 60% dos casos. Os celulares da Samsung estão entre os que apresentaram mais defeitos, mas o índice de solução da empresa foi de 95%. O ranking de produtos da linha branca (refrigerador, freezer, fogão, forno micro-ondas, lavadora e secadora de roupas), que apresentou maior concentração de reclamações nos três primeiros lugares, é liderado pela Electrolux e chama atenção pelo baixo índice de solução da empresa Esmaltec: apenas 35% das reclamações registradas na Fundação. Veja os dados completos aqui. Segundo o artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor, os fornecedores são responsáveis pelos defeitos de qualidade ou quantidade dos produtos duráveis e não duráveis que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor. Assim como por defeitos causados pela disparidade com as indicações que constam na embalagem do produto ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes defeituosas. O Procon-SP alerta que, caso não tenha o problema sanado no prazo máximo de 30 dias, o consumidor poderá exigir da empresa, de acordo com a sua preferência, a substituição do produto por outro da mesma espécie e em perfeitas condições de uso, a restituição imediata da quantia paga – monetariamente atualizada – sem prejuízo de eventuais perdas e danos, ou o abatimento proporcional do preço. Com Assessoria de Imprensa do Procon-SP

Sobre o autor

Alberto Spoljarick Neto

Alberto Spoljarick Neto é o gerente de marketing e eventos da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu. Formado em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas pela ESAMC, ele continua se aperfeiçoando em tendências de consumo de mercado e as aplicando para os empreendedores de nossa cidade.


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