Fapesp disponibiliza R$ 15 milhões para pequenas empresas

Publicado em 03/10/2016

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A Fapesp disponibilizou mais R$ 15 milhões para apoiar ideias inovadoras apresentadas por pessoas vinculadas a empresas com até 250 empregados, mesmo aquelas ainda não formalmente constituídas – desde que tenham o registro CNPJ na data de assinatura do Termo de Outorga. Os participantes não precisam ter qualquer titulação formal (graduação e pós-graduação), mas devem demonstrar capacitação para levar à frente o empreendimento. As empresas devem estar sediadas no Estado de São Paulo. Os interessados têm prazo até 31 de outubro para apresentar propostas à última chamada de 2016, no 4º ciclo de análise do Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) em 2016. O PIPE apoia projeto em duas fases: na demonstração da viabilidade tecnológica (Fase 1) e/ou no desenvolvimento de um produto ou processo inovador (Fase 2). Na Fase 1, com duração máxima de nove meses, os projetos aprovados contarão com até R$ 200 mil; na Fase 2, com duração máxima de 24 meses, o apoio será de até R$ 1 milhão. Para esclarecer dúvidas sobre a elaboração de propostas ao 4º ciclo do PIPE, a FAPESP, o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), a Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei) e o Sindicato da Micro e Pequena Indústria do Estado de São Paulo (Simpi) convidam os interessados para o Diálogo sobre Apoio à Pesquisa para Inovação na Pequena Empresa a ser realizado no dia 30 de setembro, das 9h às 12 h, na sede da Fundação. O Programa PIPE tem quatro ciclos de chamadas por ano. As quatro chamadas do ano 2016 totalizam R$ 60 milhões disponibilizados para projetos inovadores em micro e pequenas empresas. No 1º ciclo de 2016 foram aprovados 33 projetos. Os projetos apresentados no 2º e 3º ciclo ainda estão em análise. Em 2015 foram selecionados 159 projetos, um número recorde. Desses projetos, 77 também receberam bolsas vinculadas. No ano, 445 projetos (auxílios e bolsas) estavam em andamento. Para mais informações sobre o PIPE acesse fapesp.br/pipe Diário do Comércio

Sobre o autor

Alberto Spoljarick Neto

Alberto Spoljarick Neto é o gerente de marketing e eventos da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu. Formado em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas pela ESAMC, ele continua se aperfeiçoando em tendências de consumo de mercado e as aplicando para os empreendedores de nossa cidade.