Mais de 90% das empresas visitadas pelo Procon tinham problemas sobre afixação de preços

Publicado em 25/07/2014

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Em dois anos e meio de orientação sobre afixação de preços, o Procon-SP encontrou problema/inadequação com necessidade de ação educativa em 91,08%. Foram visitados 14.637 estabelecimentos comerciais em 322 municípios do Estado, com distribuição de cartilhas, um dos trabalhos de educação realizados no interior do Estado pelos Núcleos Regionais da Fundação Procon-SP. Na ação verificou-se também que o trabalho de orientação gerou resultado na proteção do consumidor, pois em 159 municípios onde foi realizada a fiscalização após a ação educativa o percentual de estabelecimentos com inadequações reduziu para 33%. Do total de 5.031 estabelecimentos fiscalizados, 1.676 foram autuados por não corrigirem a inadequação constatada anteriormente. Orientação ao fornecedor é uma ação voltada à educação e conscientização dos fornecedores em relação aos direitos assegurados aos consumidores pelo Código de Proteção e Defesa do Consumidor, em especial quanto à informação clara e adequada de preço nos produtos expostos à venda. Um dos principais objetos de auxílio no trabalho de orientação aos fornecedores, a cartilha sobre afixação de preços foi preparada a partir de dúvidas dos próprios comerciantes e conta com explicações como a forma em que a informação do preço deve estar exposta no estabelecimento, como afixar os preços por código de barras, cuidados durante a montagem, rearranjo ou limpeza da vitrine e da loja e condutas proibidas, dentre outras. Diário do Comércio

Sobre o autor

Alberto Spoljarick Neto

Alberto Spoljarick Neto é o gerente de marketing e eventos da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu. Formado em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas pela ESAMC, ele continua se aperfeiçoando em tendências de consumo de mercado e as aplicando para os empreendedores de nossa cidade.