O próximo ano será melhor para o varejo

Publicado em 14/11/2014

Tempo de Leitura • 2 min

Os fantasmas da Copa e das eleições deixaram de rondar o consumidor, que voltará a comprar, mas com cautela. Mesmo que o comércio cresça, 2015 ainda ficará longe do patamar alcançado entre 2003 e 2012 As perspectivas para o varejo brasileiro em 2015 são melhores do que as projeções mais otimistas feitas para 2014, na avaliação de economistas da consultoria GO Associados. A Copa do Mundo, as eleições e o aumento da inflação provocaram um forte esfriamento da economia neste ano. O consumidor reduziu as compras, com impacto negativo na produção e nos investimentos. Este ano, portanto, foi marcado pela falta generalizada de confiança na economia. Esse momento de instabilidade, porém, já começa a sair de cena, na avaliação da GO Associados. Se tudo ficar mais ou menos como está, isto é, o governo mantiver plano de segurar a inflação, não subir exageradamente os juros e adotar políticas para o aumento da produção, do emprego e da renda, como tem dito a presidente Dilma, quase todos os setores do varejo devem crescer em 2015 mais do que em 2014, na avaliação da consultoria. O Instituto de Desenvolvimento do Varejo (IDV) já identificou um cenário mais otimista neste final de ano. De acordo com o Índice Antecedente de Vendas (IAV), calculado pelo instituto, o varejo deve crescer 2,5% neste mês e 2,7% em dezembro. De acordo com análise da GO Associados, o consumidor adiou neste ano as compras de bens mais caros – ou porque ficou com medo de gastar ou porque chegou a ponto de não conseguir mais pagar as prestações em dia – e, aos poucos, deve voltar às compras. Essas foram algumas das consequências de um choque de confiança que, na avaliação de Maurício Morgado, do Centro de Excelência em Varejo da FGV/EAESP, era necessário. Para ele, a desaceleração embute um forte elemento comportamental. “O momento já era de pessimismo. Com a Copa, a autoestima do brasileiro ficou baixíssima e, com as eleições, isso piorou”, diz. Diário do Comércio

Sobre o autor

Alberto Spoljarick Neto

Alberto Spoljarick Neto é o gerente de marketing e eventos da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu. Formado em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas pela ESAMC, ele continua se aperfeiçoando em tendências de consumo de mercado e as aplicando para os empreendedores de nossa cidade.