Procon-SP divulga ranking de reclamações via online do e-commerce

Publicado em 11/08/2014

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O Procon-SP divulgou pela primeira vez o ranking estadual de atendimento pela internet. Os dados referem-se ao primeiro semestre de 2014 e englobam as compras feitas por consumidores via e-commerce e os serviços de pagamentos eletrônicos. Foram registradas 3.505 reclamações envolvendo dez grupos empresariais. A maioria das queixas é sobre não entrega do produto pelas empresas, mas, na média, em 77,6% foram resolvidas após a intervenção do órgão público de defesa do consumidor. Na liderança da lista está o Grupo Pão de Açúcar (Pão de Açúcar, Extra, Ponto Frio, CasasBahia.com) com 1.095 reclamações. Este grupo solucionou 91,6% das questões apresentadas por seus clientes, sendo líder também neste item. Em seguida aparece o Grupo WalMart, com 541 queixas e 91,1% de solução. O Grupo B2W vem na terceira posição, com 305 registros e 85% resolvidos. Com 274 reclamações, o Grupo Ricardo Eletro ocupa a quarta colocação, tendo solucionado 76,8%. Em quinto lugar ficou o Grupo Buscapé, com 267 queixas e 70,7%; seguido por Grupo Mercado Livre (252 reclamações e solução em 65,7%); Saraiva/Siciliano (206; 88%); Balão da Informática (191; 77,8%); Grupo UOL (187; 52,6%) e Pank D&L Serviços de Intermediação de Negociação e Solução WEB (187; 77,5%). Para a diretora de Atendimento e Orientação ao Consumidor do Procon-SP, Selma do Amaral, os números sinalizam mudanças positivas. “As empresas têm feito um esforço maior para a solução dos problemas”, avalia. Fonte: Diário do Comércio

Sobre o autor

Alberto Spoljarick Neto

Alberto Spoljarick Neto é o gerente de marketing e eventos da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu. Formado em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas pela ESAMC, ele continua se aperfeiçoando em tendências de consumo de mercado e as aplicando para os empreendedores de nossa cidade.