Também a Karsten muda de mãos

Publicado em 06/10/2014

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Ao mesmo tempo em que a Dudalina anunciou a fusão com a Restoque, um de seus ex-diretores, Rui Hess de Souza, anunciou sua volta aos negócios. Ele e o irmão Armando, antigos acionistas da fabricante de camisas compraram, por R$ 35 milhões, 42,5% da Karsten, centenária fabricante de cama, mesa e banho e conterrânea da Dudalina, com sede em Blumenau (SC). Nominalmente, o investimento é da holding Amar, que tem como acionistas, além de Rui e Armando, Márcio Luiz Bertoldi e Alvin Rauh Neto – o nome da empresa é composto pela inicial do nome de cada um deles. Eles passam agora a dividir igualitariamente o controle da empresa, com 85% do capital; os demais 15% da companhia estão em circulação no mercado. "A Dudalina era uma fábrica e fizemos dela uma empresa voltada ao varejo. Podemos fazer o mesmo com a Karsten, transformando a companhia em uma gestora de marcas de cama, mesa, banho e decoração", disse Armando ao jornal O Estado de S. Paulo. Realmente, há expertise para isso: foi o irmão dele, Rui, quem arquitetou a passagem da Dudalina de um patamar ao outro, na qualidade de diretor de varejo. Não por acaso, na Karsten ele assumirá a diretoria de marketing. A venda da Karsten a Amar evita que a companhia siga o destino de concorrentes como Teka e Buettner, que estão em recuperação judicial. Com dívidas de cerca de R$ 200 milhões, a Karsten passava por uma crise financeira há anos, com dificuldade de gerar caixa, disse uma fonte do setor, afirmando que a companhia também estava sendo sondada por investidores chineses. Assim como na concorrência, o drama da Karsten começou em 2005, quando o dólar se desvalorizou ante o real. Na época, a empresa exportava cerca de 65% da produção. "O mercado externo se fechou para a empresa no ano seguinte e ela ficou com excesso de capacidade e foi se deteriorando aos poucos", diz o presidente do Sintex, o sindicato da indústria têxtil da região de Blumenau, Ulrich Kuhn. Além de ganhar fôlego financeiro, a companhia deverá passar por um choque de gestão, com os novos acionistas assumindo a operação. Além de Rui no marketing e varejo, seu irmão Armando assume a presidência, Alvin Rauh Neto a direção comercial e Márcio Luiz Bertoldi a direção financeira e de relações com investidores. Uma das primeiras providências sob a nova gestão será reposicionar as marcas da companhia (Trussardi, Karsten e Casa In) no mercado. DIário do Comércio

Sobre o autor

Alberto Spoljarick Neto

Alberto Spoljarick Neto é o gerente de marketing e eventos da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu. Formado em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas pela ESAMC, ele continua se aperfeiçoando em tendências de consumo de mercado e as aplicando para os empreendedores de nossa cidade.