Tudo o que você precisa saber sobre a NFS-e, seus objetivos, benefícios e funcionamento

Publicado em 22/03/2023

A partir do dia 1 de setembro de 2023, o processo de emissão de nota fiscal de serviços eletrônica, para quem atua como Microempreendedor Individual (MEI), passará por uma grande mudança: as notas fiscais de serviços deverão ser feitas pela NFS-e, um sistema nacional de emissão de notas eletrônicas que unificará a gestão para todo o Brasil.

A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) é um documento digital que serve para registrar operações de prestação de serviços. Esse documento é gerado e armazenado eletronicamente pela Receita Federal brasileira ou pela prefeitura municipal em que o serviço foi prestado.

O quanto mais você souber sobre a NFS-e, melhor! Continue lendo e se prepare previamente para não ter dúvidas.

Por que essa mudança foi feita?

A mudança foi feita para promover a simplificação de obrigações necessárias, a padronização da emissão do documento fiscal e a dispensa de emissão de outro documento fiscal municipal relativo ao ISS, tendo um único objetivo: criar um padrão nacional para emissão de notas fiscais e construir um repositório para controle das NFS-e expedidas, além de disponibilizar um emissor de nota público, também em versão mobile.

Emita suas notas fiscais com rapidez

Por isso que essa mudança vem para ajudar a categoria MEI: com a NFS-e, as empresas podem emitir notas fiscais de forma mais ágil e padronizada, o que reduz o custo-Brasil e aumenta a competitividade das empresas brasileiras.

Dessa forma, as empresas podem contar com uma plataforma unificada e acessível para a emissão de suas notas fiscais, independentemente do lugar do país em que atuem.

O melhor é que a implantação da NFS-e traz benefícios tanto para as empresas quanto para as administrações tributárias. Com a padronização das informações, as administrações tributárias passam a contar com informações mais precisas e confiáveis, o que torna a atividade fiscal mais eficiente.

Além disso, a NFS-e permite que as empresas controlem melhor suas finanças, já que o sistema permite o acompanhamento das notas fiscais emitidas e recebidas.

Com a NFS-e, todos saem ganhando:

Emita suas notas fiscais na NFS-e com a Associação Comercial e deixe esse processo ainda mais fácil e seguro!

Estaremos felizes em te atender. 💚