A volta por cima no atendimento, segundo o Procon-SP

Publicado em 24/03/2014

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Algumas empresas foram destaque no ranking divulgado pelo Procon-SP na semana passada de forma positiva. Carrefour e B2W (que comanda as empresas Americanas.com, Submarino, Shoptime, Sou Barato e Lojas Americanas) não foram tão demandados em 2013 no órgão público de defesa do consumidor. No Cadastro de Reclamações Fundamentadas, o Carrefour saiu da 8ª posição para a 24º. Em 2012, contra a rede de supermercados foram registradas 595 reclamações fundamentadas. No ano passado foram 373, queda de 37,31%. A B2W, que chegou a ter anunciada a suspensão de suas atividades por 72 horas pelo Procon-SP em 2011, em razão do grande número de reclamações – aumento de 246% do número de casos relatados ao Procon-SP, que passaram de 1.479 atendimentos no segundo semestre de 2010 para 3.635 atendimentos até o primeiro semestre de 2011 – reverteu o quadro e em 2013 foi a 33ª empresa com reclamações fundamentadas. Contra ela foram registradas 273 queixas. Em 2012 ocupou a 6ª colocação, com 718 registros. Redução de 61,98%. As duas empresas também foram destaques na redução de registros no primeiro atendimento – quando é emitida a Carta de Informação Preliminar (CIP), possibilitando a solução do caso antes de a demanda ser registrada como reclamação fundamentada. O Carrefour reduziu em 44% as reclamações em 2013 em relação a 2012. Já a B2W, em 41%. “Melhoraram também os índices de solução”, informa Paulo Arthur Góes, diretor executivo do Procon-SP. Na fase preliminar, quando é emitida a CIP, o Carrefour teve um índice de solução de 86,9%. Quanto às queixas que foram para o Cadastro de Reclamações Fundamentadas, o índice de solução foi de 63,5%.“Essas empresas conseguiram reverter de modo importante a efetividade de seus atendimentos ao consumidores, com reflexos diretos em seus volumes de demandas e em seus porcentuais de efetivo atendimento aos consumidores”, acrescenta. Fonte: Diário do Comercio

Sobre o autor

Alberto Spoljarick Neto

Alberto Spoljarick Neto é o gerente de marketing e eventos da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu. Formado em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas pela ESAMC, ele continua se aperfeiçoando em tendências de consumo de mercado e as aplicando para os empreendedores de nossa cidade.