Cielo desenvolve solução para o turista estrangeiro pagar compras com o cartão

Publicado em 24/03/2014

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A Cielo lançará no mês que vem uma solução que permite que estrangeiros em visita ao Brasil paguem suas contas com cartão de crédito na moeda de seu país de origem. Mais de 200 mil estabelecimentos das cidades-sede da Copa contarão com o serviço, cujo projeto piloto está em execução, com a participação de alguns varejistas. Essas empresas são, em geral, hotéis, companhias aéreas, locadoras de veículos, restaurantes e também negócios instalados em locais de atrações turísticas. Foram selecionados, segundo a Cielo, por receberem regularmente pagamentos de turistas estrangeiros. O serviço, batizado de Dynamic Currency Conversion (DCC), vem sendo desenvolvido há dois anos, em parceria com a Planet Payment, empresa especializada em processar pagamentos com conversão de moeda. Todos os estabelecimentos interessados em oferecê-lo, mesmo não estando entre aqueles 200 mil já escolhidos, poderão solicitá-lo, conforme a companhia. "O cliente poderá fazer o pagamento nas máquinas da Cielo em mais de 100 moedas enquanto o varejista receberá em reais", explica Rômulo de Mello Dias, presidente da Cielo. Segundo ele, o DCC estará disponível para pagamento de compras no crédito à vista nas bandeiras MasterCard e Visa. Feriados Dias não está feliz com a possibilidade de que os dias de jogos da Copa do Mundo sejam feriados. Isso pode fazer com que o mês de junho seja um "desastre" do ponto de vista de vendas, segundo ele. "Podemos ter sete, oito feriados só por causa dos jogos. Os feriados atrapalham a nossa vida. As vendas são muito menores porque as lojas fecham", explicou. Ele dá o exemplo do mês de fevereiro, que este ano foi melhor por não ter Carnaval. Segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) as receitas nominal e real (descontada a inflação) de vendas cresceram 17,4% e 11,4% respectivamente em fevereiro sobre o mesmo mês do ano passado. Em janeiro, o ICVA avançou 15,9% na mesma comparação. Apesar dos feriados previstos para 2014, o presidente da Cielo disse que o varejo não está tão ruim quanto parece. "O humor está muito ruim e excessivamente negativo em relação ao Brasil. O mercado de consumo não está tão ruim quanto parece estar. Acho que estão exagerando", avaliou. A perspectiva é "muito boa: a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) estima para este ano crescimento nominal de 17,1% para o negócio de cartões. Fonte: Diário do Comércio

Sobre o autor

Alberto Spoljarick Neto

Alberto Spoljarick Neto é o gerente de marketing e eventos da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu. Formado em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas pela ESAMC, ele continua se aperfeiçoando em tendências de consumo de mercado e as aplicando para os empreendedores de nossa cidade.