Pascoa já anima supermercados
Publicado em 24/03/2014
Tempo de Leitura • 1 min
Considerada a segunda melhor data para os supermercados depois do Natal, a Páscoa, que neste ano será comemorada na terceira semana de abril, promete bons resultados. A expectativa do setor é de um crescimento de 7,2% nas vendas de produtos da data em comparação com o mesmo período do ano passado, revela a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). A maioria, ou 64%, dos supermercadistas aguarda desempenho melhor que o de 2013; 8% acreditam que farão movimento igual ao do ano passado;
"No ano passado, nesta mesma época, a expectativa era similar, de crescimento de 7,1%, depois superada, pois chegamos perto dos 10%", afirma Sussumu Honda, presidente do Conselho Consultivo da Abras. “Esperamos que este ano os resultados também nos surpreendam positivamente. A data é uma grande oportunidade para vender, além dos produtos típicos – ovos de chocolate e colombas – mais frutas, peixes, especialmente bacalhau, bebidas, como vinhos, por exemplo".
De acordo com levantamento da Abras, todos os produtos pesquisados tiveram aumento de encomenda por parte dos supermercados junto aos fornecedores ante a data do ano passado. Em 2014, os destaques são os peixes em geral (8,2%), cervejas (7,8%), refrigerantes (5,6%) e chocolates (5,6%). O mesmo acontece com os importados em geral (5,5%): bacalhau (4,7%), ovos de Páscoa (4,6%), azeites (4,5%), vinhos importados (4%), vinhos nacionais (1,6%) e colomba pascal (0,3%).
A pesquisa também compara os preços deste ano com os do ano passado. Todos os produtos avaliados aumentaram 5,5% em média. O preço dos ovos de Páscoa cresceu 7,9%; chocolates em geral, 5,4%; cervejas, 4,6%; refrigerantes, 4,6%; peixes em geral, 4,2%; colomba pascal, 4,1% e vinhos nacionais, 3,7%. No caso dos produtos importados, a média geral de aumentos nos preços foi de 9,2%. Os destaques ficaram com o bacalhau (6,7%), vinhos importados (5,2%) e azeites (4,9%).
Fonte: Diário do Comércio
Sobre o autor

Alberto Spoljarick Neto
Alberto Spoljarick Neto é o gerente de marketing e eventos da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu. Formado em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas pela ESAMC, ele continua se aperfeiçoando em tendências de consumo de mercado e as aplicando para os empreendedores de nossa cidade.