Consumidor inicia o ano mais otimista
Publicado em 09/01/2014
Tempo de Leitura • 2 min
A intenção de adquirir bens por parte dos consumidores paulistano é maior no primeiro trimestre de 2014 e atingiu os 49,6%, índice 2,8 pontos percentuais acima do observado nos últimos três meses de 2013, quando ele se situou em 46,8%. A notícia é positiva, mas o desempenho situou-se 7,2 pontos percentuais abaixo do resultado obtido no primeiro trimestre de 2013, que foi de 56,8%. Este é o resultado da pesquisa sobre expectativas de compras no varejo para a capital paulista divulgado ontem pelo Programa de Administração do Varejo (Provar) da Fundação Instituto de Administração (FIA), em São Paulo.
Esse humor dos consumidores - melhor no primeiro trimestre do que no final do ano passado - é o ponto central da análise dos economistas do Provar. Entretanto, isso não se traduzirá em uma expansão significativa do varejo neste ano, pois exatamente em função de eventos como Copa do Mundo e eleições, há a expectativa de pressão sobre os preços e dificuldades no campo fiscal que inibirão as medidas mais intensas de estímulo ao consumo.
Claudio Felisoni de Ângelo, presidente do Conselho do Provar/FIA, ressaltou que o resultado da pesquisa é positivo, levando-se em conta que houve as festas de Natal no trimestre passado e normalmente o período imediatamente posterior apresenta recuo nas vendas. "É um resultado mais positivo que o do último trimestre, uma vez que o final de ano é a data em que o varejo costuma apresentar boas vendas e o primeiro trimestre se comporta com retração. Este resultado pode ser compreendido como um bom sinal, mas é preciso ficar atento para o alto comprometimento da renda, que impede a alta do consumo", explicou.
Segundo o levantamento, o ânimo do consumidor paulistano está abaixo da linha de tendência histórica desde 2012. Naquele ano, lembrou Felisoni, o governo federal adotou diversas medidas de estímulo ao consumo, o que ajudou no desempenho da economia. Já em 2013, o resultado ficou bem abaixo das expectativas.
Fonte: Diário do Comércio
Sobre o autor

Alberto Spoljarick Neto
Alberto Spoljarick Neto é o gerente de marketing e eventos da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu. Formado em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas pela ESAMC, ele continua se aperfeiçoando em tendências de consumo de mercado e as aplicando para os empreendedores de nossa cidade.