Consumidor reluta mas vai às compras
Publicado em 03/10/2013
Tempo de Leitura • 1 min
Os consumidores paulistanos estão menos dispostos a ir às compras neste último trimestre do ano, período que inclui o Dia das Crianças e o Natal. Segundo pesquisa realizada pelo Programa de Administração do Varejo (Provar) da Fundação Instituto de Administração (FIA), 46,8% de 500 pessoas entrevistadas irão consumir. É a marca mais baixa dos últimos sete anos para o período. Na pesquisa sobre o terceiro trimestre deste ano, o percentual de pessoas dispostas a comprar presentes era de 50,4%; no quarto trimestre de 2012, chegava a 56%.
"O Natal será comemorado com presentes de menor valor, com forte desaceleração no consumo, mesmo com a perspectiva do recebimento do décimo terceiro salário", disse, Claudio Felisoni de Angelo, presidente do Conselho do Provar/Fia, ao apresentar o levantamento, ontem.
A pesquisa Provar/FIS analisou a intenção de compra e gasto em relação a diversas categorias de produtos como eletroeletrônicos, informática, cine e foto, móveis, telefonia e celulares, material de construção, linha branca, vestuário e calçados, automóveis e motos, imóveis, eletroportáteis, viagens e turismo, imóveis e cama, mesa e banho. Felisoni lembrou que o estudo ainda não detectou efeitos da retirada dos incentivos governamentais ao consumo como a recente reposição do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre os produtos da linha branca.
Fonte: Diário do Comércio
Sobre o autor

Alberto Spoljarick Neto
Alberto Spoljarick Neto é o gerente de marketing e eventos da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu. Formado em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas pela ESAMC, ele continua se aperfeiçoando em tendências de consumo de mercado e as aplicando para os empreendedores de nossa cidade.