Empresário brasileiro está mais otimista

Publicado em 18/07/2016

Tempo de Leitura • 2 min

Pela primeira vez, desde janeiro de 2014, o empresário brasileiro voltou a apresentar otimismo para os próximos 12 meses, mostra o estudo International Business Report (IBR), da consultoria Grant Thornton, enviado com exclusividade ao Broadcast. No ranking, o Brasil avançou da 26º colocação para a 23°, de um total de 36 economias. Com essa posição, o Brasil ainda está atrás da Argentina, México e Botswana. O primeiro da lista é a Filipinas e o último, o Japão. Um dos indicadores que mostrou um viés mais otimista dos empresários foi em relação à incerteza econômica, que caiu de 70%, na última pesquisa realizada há três meses, para 55% no último trimestre. "Olhando para a América Latina, sobretudo Brasil, México e Argentina, percebemos um vies mais otimista. O pessimismo que abateu essas economias principalmente em 2015 está gradualmente sendo revertido", diz Daniel Maranhão, sócio líder da área de consultoria e auditoria da Grant Thornton. De acordo com ele, há uma perspectiva de estabilização da atividade econômica, mas outro item que tem sido refletido no otimismo do empresariado é a percepção de que as exportações devem seguir com uma tendência positiva dado o atual patamar de câmbio. Com mais otimismo, alguns sinais de retomada do investimento começam a aparecer no país. "Percebemos isso, por exemplo, em empresa com uso intensivo de automação industrial, com o objetivo de se preparar para uma possível retomada do crescimento. Também houve um aumento na demanda por trabalhos de due diligence; o que mostra uma melhora no otimismo quanto retomada da estabilidade econômica, para alguns setores", afirma. A despeito da subida no ranking, Maranhão cita que a cautela ainda permanece, visto que ao cenário interno foram ainda acrescentadas outras incertezas externas, como o Brexit. "No entanto esse é o momento para as empresas continuarem a se organizar internamente e projetarem o futuro olhando para diferentes mercados e inovação." Diário do Comércio

Sobre o autor

Alberto Spoljarick Neto

Alberto Spoljarick Neto é o gerente de marketing e eventos da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu. Formado em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas pela ESAMC, ele continua se aperfeiçoando em tendências de consumo de mercado e as aplicando para os empreendedores de nossa cidade.