Inadimplência do consumidor volta a dar sinais de desaceleração
Publicado em 11/08/2016
Tempo de Leitura • 2 min
A inadimplência do consumidor recuou pelo segundo mês seguido.De acordo com o indicador apurado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o número de brasileiros negativados atingiu 58,9 milhões no último mês de julho.
O número representa 200 mil consumidores em situação de inadimplência a menos do que o registrado em junho (cerca de 59,1 milhões).
Apesar da queda, esse número é considerado elevado pelos economistas do SPC Brasil por representar 39,57% da população adulta do país.
Mesmo com a discreta queda na estimativa de brasileiros negativados na passagem de junho para julho, o volume de consumidores inadimplentes aumentou 1,99% no último mês frente julho de 2015. Essa foi a terceira desaceleração consecutiva do indicador na base anual de comparação.
De acordo com o SPC Brasil, os dados não levam em consideração a região Sudeste por conta da entrada em vigor da Lei Estadual nº 15.659, conhecida como ‘Lei do AR’, que dificulta a negativação de inadimplentes em São Paulo.
SEGUNDA OPINIÃO
Já de acordo com a Boa Vista SCPC, a inadimplência do consumidor obteve alta de 4,9% em julho, descontados efeitos sazonais.
Nos valores acumulados em 12 meses até julho (entre agosto de 2015 e julho de 2016 contra os 12 meses antecedentes) a elevação foi de 3,3%.
Na avaliação contra o mesmo mês do ano anterior, junho apresentou queda de 4,3%, enquanto no acumulado do ano o aumento foi de 2,5% frente ao mesmo período do ano anterior.
Para a Boa Vista, a deterioração do mercado de trabalho e inflação em patamares elevados tem contribuído para piora do orçamento das famílias, aumentando o fluxo de inadimplência nos últimos tempos.
Mas a cautela do consumidor, a fraca atividade econômica e a respectiva diminuição do endividamento das famílias têm agido de modo a compensar esta elevação da inadimplência.
Diário do Comércio
Sobre o autor

Alberto Spoljarick Neto
Alberto Spoljarick Neto é o gerente de marketing e eventos da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu. Formado em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas pela ESAMC, ele continua se aperfeiçoando em tendências de consumo de mercado e as aplicando para os empreendedores de nossa cidade.