Melhora a confiança do comércio na economia

Publicado em 27/10/2016

Tempo de Leitura • 2 min

O Índice de Confiança do Comércio (ICOM) subiu 1,5 ponto percentual em outubro em relação a setembro, para 81,9 pontos, de acordo com informações divulgadas nesta quinta-feira (27/10) pela Fundação Getulio Vargas (FGV). No mês anterior, o indicador tinha recuado 1,7 ponto percentual. "Após registrar altas expressivas entre maio e agosto, a confiança do Comércio Varejista acomodou-se nos dois últimos meses. O nível ainda baixo do ICOM retrata o desempenho do setor cujas vendas continuam a diminuir, embora a taxas decrescentes", diz Aloisio Campelo, superintendente de Estatísticas Públicas do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV) por meio de nota. Em outubro, o avanço da confiança do comércio foi puxado pela melhora na avaliação sobre o momento presente. O Índice de Situação Atual (ISA-COM) subiu 5,1 pontos, enquanto que o Índice de Expectativas (IE-COM) recuou 2 pontos. "Com relação aos meses seguintes, a calibragem para baixo das expectativas mostra que o setor ainda tem dúvidas quanto à velocidade da recuperação do consumo das famílias". O ISA-COM fechou o mês em 74,1 pontos, o maior patamar desde fevereiro de 2015. A alta alcançou sete de 13 segmentos investigados. A maior contribuição foi do quesito que mede o volume da Demanda Atual, que subiu 7,3 pontos em relação ao mês anterior, chegando a 73,3 pontos. Já o Índice de Expectativas (IE-COM) recuou para 90,6 pontos em outubro, no segundo mês consecutivo de queda. Houve destaque para a redução no indicador de otimismo com as vendas nos três meses seguintes, que caiu 4,4 pontos, para 87,7 pontos. Com o resultado de outubro, foi observada uma redução da distância entre os subíndices ISA-COM e IE-COM pela primeira vez desde março. A diferença entre os subindicadores caiu para 16,5 pontos, a menor desde junho de 2016. A coleta de dados para a edição de outubro da Sondagem do Comércio foi realizada entre os dias 3 e 25 deste mês e obteve informações de 1180 empresas. Diário do Comércio

Sobre o autor

Alberto Spoljarick Neto

Alberto Spoljarick Neto é o gerente de marketing e eventos da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu. Formado em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas pela ESAMC, ele continua se aperfeiçoando em tendências de consumo de mercado e as aplicando para os empreendedores de nossa cidade.