Nasce uma gigante no varejo de moda

Publicado em 03/10/2014

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Um dia depois de a Alpargatas ter assumido integralmente a Osklen, foi anunciada ontem uma nova transação importante na área do varejo de moda, reforçando a previsão de que o segmento estaria iniciando nova rodada de consolidação. A Restoque, dona das marcas Le Lis Blanc, Bo.Bô, John John e Rosa Chá, informou que incorporará 100% das ações da Dudalina, em plano para aumentar a escala das operações e reduzir o endividamento da empresa. Segundo a Restoque, a operação criará a maior empresa do Brasil no segmento de vestuário de alto padrão – uma rede de 308 lojas atualmente, que deve atingir 338 até o fim deste ano, com receita anual combinada acima de R$ 1,1 bilhão. Os atuais acionistas da Dudalina receberão ações da Restoque como pagamento de forma a ficar com 50% do capital da empresa. Para se fazer o negócio foi atribuído à Dudalina o valor de R$ 1,75 bilhão, mais do que o dobro do estimado no fim de 2013, quando o controle da camisaria foi vendido aos grupos norte-americanos de private equity Advent International e Warburg Pincus. A operação anunciada ontem será apresentada para votação aos acionistas em assembleias gerais extraordinárias das duas companhias, a serem realizadas no dia 21 deste mês. "Não há acordo de acionistas e, uma vez consumada a incorporação, a Restoque permanecerá sem acionista controlador", anunciou a empresa em comunicado, acrescentando que a transação está sujeita à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Os diretores presidentes da Restoque, Livinston Bauermeister, e da Dudalina, Sonia Hess, vão permanecer na gestão das companhias, sendo que o conselho de administração da Restoque passará de cinco para nove membros, quatro deles vindos do conselho da Dudalina. PLANOS INALTERADOS A Restoque ressaltou em seu comunicado que a operação reduzirá seu nível de endividamento e otimizará a produção a partir do uso das cinco fábricas da Dudalina, também gerando sinergias na utilização dos canais de atacado e varejo, e ganho de escala em despesas administrativas e de marketing. "A transação em nada altera os planos de expansão das marcas de ambas as companhias, notadamente o plano de expansão da Rosa Chá", disse a Restoque, em menção à marca relançada pela empresa no fim de julho. A integração entre as companhias deverá ser facilitada pelas semelhanças nos preços dos artigos que vendem e margens de suas operações, disse a Restoque. Enquanto o preço médio da Dudalina é de R$ 286 por peça, o da Restoque é de R$ 222. Criada em 1957, a Dudalina alcançou uma receita líquida de R$ 435 milhões de reais no ano passado, impulsionada principalmente pela venda de camisas para um público de alto poder aquisitivo. Combinada à da Lis Blanc chegaria a R$ 1,15 bilhão. O lucro líquido da Dudalina no período foi de R$ 110 milhões, contra prejuízo de R$ 18,4 milhões da Le Lis Blanc. Nos últimos 12 meses encerrados em junho, a Dudalina obteve uma margem Ebitda no varejo de 39,5%, contra 34,8 por cento da Restoque. Juntas, as duas empresas teriam apresentado uma relação de dívida líquida sobre Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de 1,2 vez no fim de junho, contra indicador de 2,6 vezes da Restoque sozinha. Diário do Comércio

Sobre o autor

Alberto Spoljarick Neto

Alberto Spoljarick Neto é o gerente de marketing e eventos da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu. Formado em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas pela ESAMC, ele continua se aperfeiçoando em tendências de consumo de mercado e as aplicando para os empreendedores de nossa cidade.