Saiba o que é o cadastro positivo e olhe para o futuro!

Publicado em 14/03/2023

Ser um bom pagador e estar em dia com os seus compromissos financeiros traz muitas facilidades no dia a dia. Apesar disso, não são todos os clientes que cumprem suas responsabilidades financeiras da forma correta, fazendo com que vocês, empresários e empreendedores, possam viver constantemente com a dúvida de um determinado cliente ser ou não um bom pagador.

As inadimplências podem causar muitos prejuízos para uma empresa, mas há formas de se prevenir. Uma delas, é o cadastro positivo — um conjunto de informações sobre o histórico de crédito.

Nós já te explicamos como lidar com as inadimplências, agora vamos mostrar como se prevenir delas.

Continue lendo e saiba mais!

O que é cadastro positivo?

Como dissemos acima, o cadastro positivo é um conjunto de informações de pagamentos realizados dos compromissos financeiros tanto de pessoa física quanto de pessoa jurídica .

Criada em 2011, a ferramenta tem como objetivo democratizar o acesso às informações sobre crédito, trazendo mais segurança a quem concede crédito de venda à prazo.

Quais informações aparecem no cadastro positivo dos meus clientes?

Para sermos mais específicos, as informações que são reunidas no Cadastro Positivo são baseadas nos compromissos financeiros dos clientes, ou seja: aquilo que eles vêm pagando.

Ele fornece dados relacionados ao pagamento de contas de consumo — água, gás, luz, telefone — e empréstimos, financiamentos e crediário, que também poderão ser utilizados como referência.

Todos os tipos  de pagamentos são apresentados nessas informações?

Não, somente são reportados o valor, o número de parcelas e como o pagamento tem sido realizado pelo consumidor ou empresa. Alguns exemplos de contas são prestações de empréstimos, financiamentos, crediários e até mesmo faturas de cartões.

Por que o cadastro positivo é tão importante para uma empresa?

O Cadastro Positivo vai ajudar a proteger a sua empresa de possíveis devedores, uma vez que identifica os bons e  maus pagadores antes da compra.

Com essas informações, é possível verificar também as contas pagas   e as não pagas,     adequando   estratégias para cada cliente e melhorar  a análise de risco na hora de conceder novos créditos.

Crie oferta de crédito  a partir do Cadastro Positivo!

Conhecendo o comportamento de pagamento  e o histórico de seus clientes no mercado, você pode melhorar as suas estratégias de venda, criando alternativas que permitam que as compras sejam realizadas da melhor forma possível.

Além disso, você reduz o risco de inadimplência, que pode comprometer seriamente o seu negócio.

O Cadastro Positivo é o futuro para venda à prazo:

Com o cadastro positivo, as empresas vão conseguir critérios mais justos para negociar e se proteger, tendo uma visão bem mais precisa do comportamento do consumidor.

Seu negócio merece a mesma proteção. Quer saber mais sobre o Cadastro Positivo? Nos contate já!